top of page
  • pautasconectandosc
  • 22 de out.
  • 2 min de leitura
Evento estadual investe na oratória como pilar estratégico para jovens empresários líderes do varejo catarinense
Evento estadual investe na oratória como pilar estratégico para jovens empresários líderes do varejo catarinense



Com um olhar voltado ao futuro da liderança empresarial e na importância de construir bons relacionamentos e potencializar os negócios, o 5º Encontro Estadual da CDL Jovem de Santa Catarina, realizado neste mês de outubro em Florianópolis (SC), teve a boa comunicação como inspiração para marcar posicionamento, gerar influência e planejar a sucessão. O “Treinamento de Oratória: comunicação com propósito e impacto” reforçou o papel estratégico da expressão verbal e corporal nas relações institucionais, na atuação midiática e no fortalecimento do associativismo. O evento aconteceu na última semana, nos dias 16 e 17.


A formação abordou temas como fundamentos da comunicação pública, controle do medo, expressividade vocal, linguagem corporal e construção de discursos impactantes, pilares que foram considerados pelos especialistas como indispensáveis para quem representa entidades em ambientes formais e nos meios de comunicação. O treinamento foi mediado pelos palestrantes Rafael Freccia, Daniel Luz e Fernando Machado, que compartilharam uma abordagem conectada com os desafios enfrentados por jovens líderes em situações de exposição pública.


Participaram representantes das CDLs Jovens de todo o estado. Entre eles, Chapecó (SC) marcou presença com a coordenadora-presidente, Mara Von Borstel Nolasco, o vice-coordenador Ricardo Lima, o coordenador-secretário Adauto Carlotto, o coordenador de planejamento Matheus Felippi e o coordenador de mobilização João Gabriel Ferreira. Para Mara, a oratória é hoje uma das competências mais importantes para quem lidera com propósito. “Liderar é estar preparado para se posicionar. E a oratória, hoje, é uma das ferramentas mais poderosas para quem representa um movimento e inspira outras lideranças”, destacou Mara.


Durante o treinamento, os participantes exploraram aspectos fundamentais para uma comunicação eficaz, desde o domínio emocional diante do público até a performance vocal adequada para entrevistas para rádio, TV e durante eventos institucionais. Técnicas de storytelling, postura diante das câmeras e estratégias para manter o engajamento do público completaram o escopo da formação. Para o coordenador-secretário da CDL Jovem de Chapecó, Adauto Carlotto, a experiência foi marcante. “Foi impactante perceber a dimensão da estrutura da federação e o cuidado na escolha de profissionais para nos capacitar. Estamos inseridos num ecossistema que acredita nos jovens como sucessores das empresas e das instituições. Estar aqui mostra que nosso trabalho é reconhecido e isso nos motiva ainda mais.”


SOBRE O ENCONTRO


Promovido pela FCDL/SC, a iniciativa integrou uma agenda contínua de capacitações que inclui encontros estaduais semestrais e reuniões mensais online entre os coordenadores regionais. A proposta foi oferecer espaço de crescimento, troca de experiências e apoio para a formação de novas CDL Jovem em todo o estado. O presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco, e o coordenador estadual da CDL Jovem, Marcos Brinhosa, enxergam na CDL Jovem uma base sólida para a renovação do associativismo.


 
 
bottom of page