top of page
  • pautasconectandosc
  • 28 de ago.
  • 3 min de leitura
ree

Teatro Álvaro de Carvalho completa 150 anos com programação especial

Publicado: 27 Agosto 2025


Foto: Raquel Santi / Ascom FCC


Teatro, música e dança. No início de setembro, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) estará em festa para a celebração de seus 150 anos. O aniversário do espaço cultural é comemorado em 7 de setembro, mas para marcar este momento, foi montada uma programação especial durante a semana. E quem ganha o presente é o público: todas as apresentações terão entrada gratuita.


Diversos grupos e artistas foram convidados a subir ao palco em seis dias de apresentações, trazendo um recorte atual de tudo que vem sendo apresentado no TAC em um século e meio de história.


O Teatro Álvaro de Carvalho, administrado pela da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), reabriu suas portas em março deste ano após uma ampla restauração, desde a reforma da parte elétrica até a troca das poltronas. “Celebrar 150 anos deste espaço cultural é honrar a memória de todos que o construíram e reafirmar seu papel como guardião da nossa identidade, da nossa arte e do nosso patrimônio cultural. É um lugar cheio de vida, que seguirá inspirando gerações e ganhando muitos aplausos”, destaca a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin.


PROGRAMAÇÃO TAC 150 ANOS - O TEMPO EM CENA:


DIA 02 (terça-feira) TAC MEMÓRIA VIVA - História encenada e revelada

19h: Recepção na Escadaria: Banda da Polícia Militar de SC

19h30: Cerimonial - Lançamento da exposição "Memória Viva - TAC 150 anos" e lançamento da marca comemorativa dos 150 anos do TAC

20h: Apresentação da Associação Coral de Florianópolis e Coral Estúdio Vozes


DIA 03 (quarta-feira) TAC EM CANÇÕES - Vozes e ritmos da história

19h30: Sara Pacheco e Banda, com participação de Cleide Ammom e Daniel Zinho


DIA 04 (quinta-feira) TAC EM CONCERTO - A Música no Tempo

19h30: Camerata Florianópolis


DIA 05 (sexta-feira) TAC EM MOVIMENTO - A dança em Cena

19h30: Abertura com o pianista Alexandre Dietrich

20h: Apresentação de Grupos de Dança de Florianópolis


DIA 06 (sábado) TAC EM CENA - O Palco é aqui

19h: Recepção na Escadaria: OSSCA

19h30: apresentação de Grupos de Teatro da Grande Florianópolis


DIA 07 (domingo) TAC EM FESTA - O TAC é nosso

18h: Recepção na Escadaria: OSSCA

18h30: Apresentação do pianista Pablo Rossi

19hs: Cerimonial - Parabéns ao TAC

19h: Apresentação da Orquestra Novo Alvorecer


Todos os espetáculos têm entrada gratuita e classificação livre.


Os ingressos devem ser retirados na véspera dos eventos no site Blueticket. Serão liberados 2 ingressos por pessoa. Solicita-se a doação de 1kg de alimento ou 1l de leite, que será entregue a instituições beneficentes.


Sobre o Teatro Álvaro de Carvalho


O Teatro Álvaro de Carvalho teve sua pedra fundamental lançada em 29 de julho de 1857, mas a inauguração oficial só ocorreu em 7 de setembro de 1875. Mesmo antes disso, entre 1871 e 1872, o Teatro já era utilizado e tinha o nome de Santa Isabel - em homenagem à Princesa Isabel. A partir de 1894, o prédio foi batizado com o nome de Álvaro de Carvalho, tenente e comandante da Marinha Brasileira, considerado o primeiro dramaturgo catarinense. Álvaro de Carvalho foi uma personalidade relevante do cenário cultural, falecendo aos 36 anos em Buenos Aires. É patrono da Cadeira nº1 da Academia Catarinense de Letras, criada em sua homenagem.


O TAC teve, ao longo do tempo, diversos usos. Em outubro de 1893, o prédio foi designado como quartel da Guarda Nacional, opositora ao governo provisório da nova República do Brasil. Mais tarde, com a retomada do poder pelo Exército, muitos presos políticos do General Moreira Cesar foram levados e detidos no prédio.


O espaço foi, também, o lugar da primeira exibição de cinema em Florianópolis e, nos anos 1920 e 1930, o Teatro virou Cine Odeon e Royal.


Mágicos, ventríloquos, ilusionistas e telepatas também subiram ao palco do TAC em bailes oferecidos por governantes. Também ocorreram festas de aniversário e bailes de debutantes. Como houve tempos em que não havia cadeiras fixas, seu amplo salão era ideal para esses eventos. Reuniões políticas, leitura de manifestos, festivais beneficentes e até visitas de presidentes ocuparam o espaço.


Muito tempo se passou e, desde a década de 1970, o TAC é palco de espetáculos artísticos e culturais que celebram o melhor da produção catarinense. Atualmente, o espaço é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão do Governo do Estado.

 
 
bottom of page