top of page
  • pautasconectandosc
  • há 5 horas
  • 4 min de leitura
Lançamento de livro e exposição de fotografias integraram programação especial
Lançamento de livro e exposição de fotografias integraram programação especial

O Teatro Municipal Bruno Nitz foi palco de uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina neste sábado (6), com o espetáculo “Masquerade Mask”. Mais de 200 pessoas prestigiaram a apresentação, promovida pela Montagem da Fraternal Compagnia di Teatro (Bolonha-Itália) em coprodução com o Teatro Alvorecer (Brasil).


A noite especial começou com o lançamento do livro "Patrimônio Cultural e Compromisso Socioambiental - História da Associação Comunitária da Limeira (Camboriú - Santa Catarina)", de Tereza Gilda Gervásio Bauer.


Uma exposição de fotos de uma casa centenária, símbolo da memória e da trajetória dos imigrantes na região, também pôde ser apreciada pelo público presente. Localizada em Limeira, Camboriú, a casa é da família de Tereza, autora do livro. As fotos foram feitas por Faby Moser e Brianne Lee, da Câmara Setorial de Fotografia. Integraram a exposição fotografias do acervo da família proprietária da casa.


A programação seguiu com o violinista Arlindo Reis, que recebeu o público antes da apresentação do espetáculo “Masquerade Mask”, que homenageou a Commedia dell’Arte, gênero teatral popular surgido na Itália do século 16. Conhecida como uma das bases do teatro ocidental, a Commedia dell’Arte é marcada pelo uso de máscaras, improviso e personagens caricatos.


“Masquerade Mask” foi trazido à Balneário Camboriú pelo Cavaliere della Repubblica Italiana, Márcio Fumagalli, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural. A produtora cultural local foi Faby Moser, conselheira municipal de Cultura e representante da Câmara Setorial de Dança de Balneário Camboriú.


O diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Schroeder, destacou que o evento foi uma demonstração do que precisa ser valorizado. “A cultura italiana é parte da nossa história. Há 150 anos atrás, os imigrantes italianos ajudaram a constituir o que é hoje Santa Catarina. Muitos desses, posteriormente, vieram para Balneário Camboriú, e os descendentes estão aí, ajudando a construir a nossa cidade ao longo de toda a sua história”, ressaltou.


Célio Donato esteve presente na platéia e ficou encantado com a apresentação teatral e toda sua composição. “Foi sensacional, algo muito diferente e atípico aqui para nossa região, com o exemplo desses conselhos que eles deram no final, sendo algo extremamente importante. Superou e muito a minha expectativa”, disse.


Currículo da equipe artística do espetáculo Masquerade Mask


Luca Comastri - diretor, dramaturgo e ator


É formado como ator profissional na Escola de Teatro Colli. Participa de projetos teatrais e culturais não só na Itália, mas também na Espanha, Alemanha, França, Bélgica e Japão. Ensina Commedia dell'Arte e a técnica e uso da máscara na Itália e em outros países. Cria máscaras de couro e colabora em cursos de movimento expressivo e teatro. Desde 2012, participa de projetos da Fraternal Compagnia APS, em Bolonha. Em 2023, foi nomeado diretor artístico e dramaturgo da Fraterna Companhia de Teatro.


Tania Passarini - atriz


Tania Passarini é atriz, produtora, diretora e mascareira. Começou a estudar teatro aos 16 anos no Teatro Scuola Bibiena, onde se formou aos 19. Posteriormente, mergulhou na Commedia dell'Arte e no teatro de máscaras com Massimo Macchiavelli, com quem fundou a Fraternal Companhia de Teatro em 2000.

Foi vencedora do Prêmio Enriquez 2012, como melhor atriz principal com o espetáculo “Meu Pai”, do dramaturgo japonês Hisashi Inoue.


Como professora de teatro corporal, utiliza elementos da técnica da mímica corporal dramática de Ettiene Decroux, tendo como base experiencial o estudo do Thai Chi e de diversos estilos de dança do Magreb e do Oriente Médio. Por um longo período, criou máscaras da Commedia dell'Arte (inicialmente em papel machê, depois em couro),


Douglas Kodi – ator e produtor


É ator, diretor, dramaturgo e pesquisador. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é mestre e doutor em Artes da Cena pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).


É fundador do Teatro do Alvorecer. Entre as produções do Teatro do Alvorecer, duas delas receberam indicações ao troféu Gralha Azul (Prêmio do Teatro Paranaense): “O Soldado, a Tigresa e uma Outra História” como melhor ator, e “Encontro em Semibreve ou Depois da Partida”, como melhor direção.

Sua pesquisa está alinhada com a dramaturgia e a Commedia dell' Arte. Foi ator-residente na Fraternal Compagnia di Teatro (Bolonha-Itália) e na Scuola di Teatro Louis Jouvet, passando por diversos mestres do teatro italiano e da comédia, como Carlo Boso e Massimo Machiavelli.


Livro resgata a memória da Limeira


No livro “Patrimônio Cultural e Compromisso Socioambiental – História da Associação Comunitária da Limeira (Camboriú – Santa Catarina)", a psicóloga e militante social Tereza Gilda Gervásio Bauer reconstitui a trajetória da Associação Comunitária da Limeira (ACL), criada em 1991. A obra também recupera passagens fundamentais para compreender a formação da comunidade: o tempo em que famílias viviam da agricultura de subsistência e de atividades extrativistas, a organização em grupos de jovens e mulheres agricultoras, e a transformação dessa realidade a partir da união de esforços em torno da economiasolidária e da defesa da conservação ambiental. Mais do que registrar fatos, a obra dá voz a experiências que moldaram a identidade coletiva da Limeira, conectando gerações e reafirmando o protagonismo popular na construção de alternativas para uma vida mais justa.


O lançamento oficial do livro ocorreu na própria Limeira, com a presença dos protagonistas dessa história, dia 31 de agosto.


 
 
bottom of page