top of page
  • pautasconectandosc
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura
ree

Publicação une gastronomia e identidade para apresentar cinco imigrantes e os novos sabores que compõem o cardápio chapecoense



O que vem junto com os imigrantes que chegam a Chapecó? O e-book “Sabores na Mala” apresenta cinco moradores da cidade, de nacionalidades diversas, que compartilham receitas culinárias de pratos típicos de seus países de origem.



Além de ensinar o preparo, dividem suas histórias, observações e aprendizados, retratando as novas faces que se misturam à população local e trazem consigo ainda mais diversidade e riqueza cultural ao povo chapecoense.



Com o objetivo de promover o diálogo sobre a imigração contemporânea, nome dado ao fenômeno de chegada de imigrantes a partir dos anos 2000 e que ganha força na região, o projeto salienta que, junto daqueles que escolheram Chapecó para viver, chegaram também novos ingredientes, temperos e formas de preparo distintas das que conhecemos.



Segundo dados de julho de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Chapecó é a cidade que mais recebe imigrantes em Santa Catarina. O município abriga atualmente mais de 23 mil imigrantes de 48 nacionalidades diferentes, o que tem ampliado o repertório cultural, social e gastronômico local.



Transformações culturais



A ideia da publicação surgiu a partir de uma conversa entre os amigos Bruna Deitos, Carla Chiavini e Luiz Antonio de Rê, sobre a observação de novas línguas, cores e costumes agregados ao cotidiano chapecoense. “As transformações culturais impulsionadas pela imigração nos chamaram atenção e, diante de uma diversidade cada vez mais evidente, percebemos a necessidade de trazer esse debate à tona”, destaca a proponente do projeto, Carla Chiavini.



A convite dos três, o venezuelano Josué Rafael Orta Marcano, o argentino Gonzalo Rosel, a taiwanesa Chen Chao Yi, a haitiana Velouse Dominique Michel e o colombiano Janer Andrés Rodríguez Murillo, compartilharam suas trajetórias conectadas aos sabores e receitas de suas terras.



Além das entrevistas e fotografias dos convidados, a produção contou com muita comida, preparada especialmente pelos imigrantes para a equipe. “É isso que o e-book Sabores na Mala apresenta: histórias, memórias e receitas de quem hoje chama Chapecó de lar. Comida e ingredientes carregam saberes e sempre abrem espaço para boas conversas. Por isso, escolhemos a cozinha como fio condutor desta proposta”, revela a jornalista pesquisadora Bruna Deitos.



Lançamento oficial



O projeto foi contemplado no Edital de Chamamento Público Nº 031/2025 - PNAB/ Município de Chapecó - Multilinguagens e a publicação será lançada em dois momentos: no dia 18/11, às 19h e 19/11, às 8h, ambos no Auditório A da UFFS campus Chapecó, com palestra sobre Direitos dos Imigrantes, ministrada pela Advogada e Doutoranda em Relações Internacionais, Vanessa Luz.

 
 
bottom of page