- pautasconectandosc
- 22 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O projeto Orquestrando Chapecó II encerra mais um ano de atividades consolidado como uma relevante iniciativa de formação musical e democratização do acesso à cultura em Chapecó. Ao longo de 2025, a ação atendeu mais de 200 alunos, a partir dos 8 anos de idade, promovendo educação musical gratuita, prática artística qualificada e integração comunitária por meio da música.
Com um alcance familiar estimado em mais de 820 pessoas e ampla visibilidade, o projeto impactou mais de 60 mil pessoas nas redes sociais e ultrapassou 100 mil pessoas por meio de matérias veiculadas na imprensa regional. Os resultados pedagógicos e artísticos foram comprovados pela dedicação e evolução dos alunos, o que pode ser conferido nas cinco apresentações realizadas ao longo do ano.
Na programação estiveram o Concerto Compartilhado, reunindo o Coro de Câmara Verso em Voz e a Orquestra de Câmara do Orquestrando Chapecó II, realizado em maio, dois Recitais dos Alunos, em setembro, e dois Concertos de Fim de Ano, em dezembro, que marcaram o encerramento das atividades de 2025 e reuniram famílias, comunidade e apoiadores.
FORMAÇÃO MUSICAL
Os impactos do Orquestrando Chapecó II vão além da formação musical. Durante o ano, os alunos ampliaram repertório e técnica instrumental, desenvolveram interpretação coletiva e tiveram reflexos positivos também em habilidades como concentração, disciplina e memória. Ao todo, foram trabalhadas mais de 50 obras, do período do Renascimento à música popular e de Natal, proporcionando uma formação artística ampla e diversificada.
Para o coordenador pedagógico do projeto, professor de técnica vocal e maestro da Orquestra de Câmara, Maurício Minozzo, o encerramento do ano reforça o papel transformador da música. “Os recitais mostraram não apenas evolução técnica, mas também crescimento humano. A música cria vínculos, fortalece a autoestima e desperta nos alunos o senso de responsabilidade e pertencimento. Ver esse desenvolvimento ao longo do ano é a maior confirmação de que o projeto cumpre seu papel artístico, social e educativo”, avalia.
Sobre o projeto
O objetivo do Projeto Orquestrando Chapecó II foi democratizar o acesso à cultura e à música, oferecendo aulas gratuitas e oportunidades de apresentação para crianças, jovens e adultos. Os alunos participaram de aulas de flauta doce, violão popular, técnica vocal, teclado, contrabaixo acústico, violoncelo, viola, violino e orquestra de câmara.
O Projeto Orquestrando Chapecó II teve apoio da Associação Cultural de Música, Canto e Dança e foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro. Contou com o patrocínio da Aurora Coop, Cooperalfa, Datec Solution, Têxtil Oeste e Unimed Chapecó, empresas que acreditam no potencial transformador da arte e da educação musical.
%2016_02_56_714b05a1.jpg)


