- pautasconectandosc
- há 5 dias
- 3 min de leitura

Com o objetivo de valorizar o artesanato e a identidade cultural do oeste de Santa Catarina, o Projeto Arte Catarina foi lançado no último sábado (13), em Lajeado Grande, durante a inauguração do novo Centro de Artesanato, Turismo e Cultura. O evento contou com a presença do prefeito, Anderson Elias Bianchi, da primeira-dama, Talyta Zortea, do vice-prefeito, Ivan Baggio, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Patrik Cavaletti, da deputada federal, Caroline De Toni, além de autoridades locais. Pelo Sebrae/SC, participaram a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora, Gabriela da Costa Heming, e a consultora articuladora, Simone Grobe. Também estiveram presentes artesãos dos municípios de Água Doce, Anchieta e Xaxim, além das 18 artesãs locais capacitadas pela iniciativa.
VALORIZAÇÃO DO ARTESANATO E IDENTIDADE CULTURAL
O Arte Catarina é uma solução dedicada à valorização do artesanato e ao fortalecimento da identidade cultural de Santa Catarina. O projeto busca ampliar a oferta turística local, capacitando artesãos e criativos para que compreendam a cultura e as potencialidades turísticas de seus municípios. A iniciativa estimula a produção de peças que traduzem as tradições, histórias e expressões regionais do estado. Além de fomentar o empreendedorismo e a geração de renda, o programa atua como um importante instrumento de preservação e difusão da diversidade cultural catarinense, contribuindo para a valorização do patrimônio imaterial e o fortalecimento das economias locais.
Integrado ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, o Arte Catarina é uma iniciativa desenvolvida em parceria com a administração. “A parceria com a prefeitura proporcionou consultorias e oficinas que apoiaram a qualificação dos produtos, o fortalecimento da identidade cultural local e a inclusão econômica das artesãs. A proposta é que este espaço seja um ponto de recepção aos turistas, reunindo o artesanato e também os produtos certificados do município, incluindo a Rota da Ovelha e Sabores, permitindo que quem visita Lajeado Grande tenha acesso a tudo o que é produzido aqui”, explicou Gabriela.
O prefeito ressaltou que o novo espaço foi planejado para atender os artesãos e fortalecer a cultura e o turismo local. “Estamos inaugurando nosso Centro de Artesanato, Turismo e Cultura, uma obra pensada para atender os artesãos, mas também toda a comunidade. Finalizamos o Projeto Arte Catarina, no qual o Sebrae/SC capacitou nossos artesãos para produzir com mais qualidade e inovação, alinhados à proposta deste centro”, afirmou.
A primeira-dama Talyta destacou a trajetória construída ao longo dos últimos anos. “É gratificante ver o projeto tomando forma. Esse é um caminho que vem sendo percorrido há cinco anos junto com as mulheres do artesanato. É bonito ver a evolução, o fortalecimento dos vínculos entre as empreendedoras e o impacto disso para a comunidade”, concluiu.
A coordenadora do artesanato do município, evidenciou que o projeto surgiu da necessidade de capacitar as artesãs já existentes em Lajeado Grande. “Conhecemos o Arte Catarina, apresentamos a proposta ao prefeito, que aprovou a ideia e trouxe o projeto para o município. Foram 18 mulheres inscritas, que hoje expõem neste local. Essa casa agora é delas, e o artesanato será responsável por conduzi-la. Muitas são aposentadas ou donas de casa e, junto com o Sebrae/SC, conseguimos oferecer capacitação e valorização pessoal”, destacou.
A artesã Catarina Rosa Bianchi Baggio afirmou que o novo espaço incentiva e fortalece o artesanato local. “Trabalhamos com a linha de amigurumi, com crochê em geral e estamos iniciando também com palha de trigo. Confeccionamos almofadas de pano e de crochê, e todas as peças são bem características do município”, contou.
Ao falar sobre o trabalho desenvolvido em parceria com o Sebrae/SC, Catarina ressaltou o acompanhamento contínuo e as capacitações. “Nos desafiaram a construir novas peças, realizaram várias capacitações e trabalharam muito a divulgação do artesanato. Aprendemos a ver o artesanato como fonte de renda, além de marketing online e offline, escolha de cores, acabamento, tendências e identidade local”, destacou.
Ela também mencionou outras capacitações realizadas ao longo do ano, como cursos de tear e o aproveitamento da lã de ovelha. “Com o Senar, aprendemos a fazer o tear e a trabalhar com a lã de ovelha desde o início: lavar, secar, desfiar, cardar, fazer o fio e até o acolchoado de lã”, explicou.
SOBRE O SEBRAE
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
%2016_02_56_714b05a1.jpg)


