- pautasconectandosc
- 10 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

Encerramento reuniu participantes em gincana integradora e destacou os resultados obtidos em 2025
O Programa Esporte Comunitário, promovido pela Unimed Chapecó e executado pelo Instituto Unimed SC – Filial Chapecó, com o apoio da Secretaria de Esportes e Juventude de Chapecó, encerrou mais um ciclo e celebrou importantes resultados na promoção da saúde, inclusão e desenvolvimento social de crianças e adolescentes. Há 22 anos, o projeto utiliza o esporte como ferramenta educativa capaz de estimular hábitos saudáveis, potencializar valores e ampliar oportunidades de convivência.
Na edição de 2025, o Programa atendeu 30 jovens entre nove e 14 anos, matriculados em três escolas municipais parceiras, responsáveis pela divulgação e captação dos participantes. As atividades foram realizadas no Ginásio Valdecir Paulini, no Bairro Efapi, onde as modalidades de handebol e basquetebol foram praticadas às terças e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.
O propósito da iniciativa é promover saúde, bem-estar e cidadania. A assistente social da Unimed Chapecó, Vanessa da Rosa, explica que o esporte favorece também o desenvolvimento socioemocional e amplia a participação dos jovens na comunidade. “É um veículo educativo capaz de fortalecer valores essenciais como respeito, disciplina e convivência. Esses princípios norteiam o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano, sempre com foco na formação integral dos participantes”, destaca.
COMPROMISSO COM A COMUNIDADE
A atividade de encerramento reuniu os jovens do Programa Esporte Comunitário e os alunos do Projeto Atleta do Futuro, desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó. A programação contou com uma gincana esportiva que estimulou a cooperação, o espírito de equipe e a socialização. Para a supervisora administrativa do setor de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Unimed Chapecó, Naiara Lusa, a iniciativa representa o compromisso com a comunidade e a essência do cooperativismo. “Ao estimular hábitos saudáveis e fortalecer vínculos sociais, o Programa contribui para o crescimento pessoal e coletivo dos jovens. São experiências que reverberam positivamente em suas famílias e na comunidade”, ressalta.
Ao longo de 2025, o projeto fortaleceu as parcerias locais, manteve treinos semanais em ambiente seguro e adequado, incentivou a adoção de hábitos saudáveis, consolidou valores de respeito e convivência e promoveu inclusão social. Em mais de duas décadas de atuação, o Programa Esporte Comunitário já beneficiou 1.413 jovens.
TRANSFORMAÇÃO PELO ESPORTE
As ações do Programa são viabilizadas por meio das Leis de Incentivo Fiscal, que permitem a destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas ao projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.
Com a proximidade de um novo ciclo, a Unimed Chapecó e o Instituto Unimed SC iniciam a fase de captação de recursos para dar continuidade ao projeto em 2026. Pessoas físicas que declaram pelo modelo completo podem destinar até 7% do imposto devido. Para as empresas que apuram pelo Lucro Real, ao invés do valor devido ser pago para a Receita Federal em sua totalidade, um percentual determinado limitado a 2% pode ser repassado para projetos aprovados pelo Ministério do Esporte e ser totalmente aplicado na sua cidade. A contribuição não representa custo adicional e é revertida integralmente para a manutenção das atividades, ampliação do número de jovens atendidos e oferta de materiais e estrutura qualificada.
Ao encerrar mais um ano de atividades, o Programa Esporte Comunitário prossegue com seu compromisso de formação integral das crianças e adolescentes de Chapecó, com o intuito de incentivar cada vez mais jovens a adotarem hábitos saudáveis, desenvolverem habilidades socioemocionais e construírem relações mais solidárias para impulsionar, ano após ano, a transformação social por meio do esporte.
%2016_02_56_714b05a1.jpg)


