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  • pautasconectandosc
  • 11 de set.
  • 2 min de leitura
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Exatamente há dois anos eram iniciadas as obras de implantação do Autódromo Internacional de Chapecó. Esse começo ocorreu após decisão do Automóvel Clube Chapecó de assumir a terraplenagem, como forma de agilizar as obras iniciais, e para tanto realizou tomada de preços para contratar a construtora. Assim, em 11 de setembro de 2023 foi iniciada a terraplenagem da pista principal e traçados alternativos.


As obras realizadas ou em andamento envolvem a aplicação de recursos de R$ 36,7 milhões do município de Chapecó, enquanto o investimento do clube, na aquisição da área (parte depois transferida à prefeitura) e em obras de terraplenagem, chega a R$ 25 milhões. Um segundo edital está em elaboração pela prefeitura de Chapecó e deverá envolver recursos do município e mais R$ 20 milhões do Governo do Estado, para aplicação na construção dos boxes e instalações complementares, com previsão de inauguração no fim de março de 2026.


OBRA FORA DO PADRÃO

O presidente Automóvel Clube Chapecó, Valdir Moratelli, assinala que esse tipo de obra foge do padrão das obras de construção pesada em rodovias e são adotadas medidas para evitar a necessidade de correções futuramente. Explica, por exemplo, que há cuidado extremo com a drenagem, diante dos riscos em competições com chuva.


Quanto à pavimentação, o dirigente lembra que se trata de uma pista de corridas que receberá de motos a veículos leves e caminhões. Por isso, há elevada exigência para o tráfego na camada de rolamento, quanto à peso, tração e aceleração.


CRONOGRAMA E ANDAMENTO


Inicialmente, na primeira etapa foram realizados os serviços de limpeza da área, após a demarcação do traçado. Em seguida ocorreu o começo da terraplenagem da pista e de áreas fora do traçado, a compactação e a drenagem inicial, por parte da empresa contratada, a Construtora Oliveira, incluindo a construção de um túnel sob a pista e 12 passagens embaixo do traçado, para águas pluviais e cabos de energia elétrica e de telecomunicações.


O término da terraplenagem da pista foi em 20 de fevereiro de 2024. Em seguida começou a terraplenagem do espaço dos boxes e o nivelamento das áreas fora do traçado, serviço que foi desenvolvido até 12 de agosto do ano passado, tudo com o custeio do Automóvel Clube. Já no dia 15 desse mesmo mês, a Prefeitura Municipal de Chapecó lançou o edital para a segunda etapa, do asfaltamento da pista e áreas de escape, e em 26 de setembro apresentou a ordem para execução dos serviços. Essa etapa envolveu a execução da base do traçado, com a colocação do macadame seco, brita graduada e brita fina.


A pavimentação começou em 5 de agosto último e a primeira camada já foi concluída, com a implantação de concreto asfáltico usinado a quente, do mesmo padrão utilizado em rodovias. Dentro de dois meses será implantada a segunda camada do asfalto, com padrão especial, o chamado SMA (Stone Matrix Asphalt), de maior resistência e alta performance e durabilidade. Atualmente é desenvolvida a terceira etapa, com as obras de construção civil que compreendem muro na área dos boxes (pitwall), barreiras de concreto e defensas metálicas ou guard rails.

 
 
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