top of page
  • pautasconectandosc
  • 12 de out.
  • 2 min de leitura
ree

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está com inscrições abertas para mais três oficinas de arte gratuitas, com 46 vagas disponibilizadas para a comunidade. Desta vez, as aulas ocorrerão na Casa dos Açores - Museu Etnográfico, localizada em Biguaçu, e contemplarão as áreas de cerâmica, fotografia e renda de bilro.


:: Inscreva-se aqui

As inscrições ocorrerão por ordem de envio do formulário acima. Interessados podem se inscrever nas três modalidades simultaneamente e não se requer nenhum tipo de experiência prévia para participar dos cursos.


As primeiras aulas começam já na semana de 13 a 17 de outubro e durarão até 20 de dezembro de 2025, quando uma exposição com as obras dos alunos será realizada. As oficinas de arte são uma longa tradição na Casa dos Açores - Museu Etnográfico, que já contou com oficinas de artesanato, cerâmica, pintura, e renda de crivo, e está sendo retomada pela FCC.


Sobre as Oficinas


Cerâmica

Aulas: às terças-feiras, com duas turmas de dez alunos, uma pela manhã (das 9h30 às 11h30) e outra pela tarde (das 13h30 às 15h30).

Professora: Rita de Cássia Pedrosa Guedes

Mestra ceramista, artista, professora e pesquisadora da cerâmica tradicional catarinense e dos Povos Originários. Há 39 anos, pesquisa, resgata e ensina os fazeres ancestrais, tendo seu trabalho raízes em sua herança marajoara. Desde 1993, coordena o Atelier Olaria Casa Canemba, na comunidade do Campeche, onde fomenta a formação de ceramistas. Foi discípula de mestres oleiros como Duca, Luis, Zequinha e Dona Etelvina, de quem recebeu o legado de manter a história deste fazer. Desde 2006, desenvolve uma forte relação com os indígenas Guarani, aprendendo e desenvolvendo projetos em parceria para a valorização de sua cultura e cerâmica ancestral.


Fotografia

Aulas: às quartas-feiras, com duas turmas de oito alunos cada, uma pela manhã (das 9h30 às 11h30) e outra pela tarde (das 13h30 às 15h30).

Professor: Luis Blanco

Fotógrafo com formação pela Escuela Uruguaya de Fotografía e licenciatura pela Facultad de Artes do Uruguai, com especialização em fotografia analógica e técnicas digitais. Atualmente, é professor no Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA) em Florianópolis e segue sua formação com o curador Éder Chiodetto. Sua trajetória combina prática artística, docência e atuação em projetos culturais. Possui experiência como professor assistente na Facultad de Información y Comunicación (Uruguai) e como fotógrafo e designer no Ministério de Trabajo y Seguridad Social (Uruguai) e na Agência Donaire (Camboriú). Nos últimos anos, dedica-se a projetos de documentação fotográfica junto à comunidade indígena Kaingang, unindo arte e compromisso social.


Renda de Bilro

Aulas: às quintas-feiras, com duas turmas de até cinco alunos cada, uma pela manhã (das 9h30 às 11h30) e outra pela tarde (das 13h30 às 15h30).

Professora: Fernanda Gonçalves Martins

Mestra da cultura popular tradicional e rendeira, especialista na arte milenar da Renda de Bilro. Com profundas raízes na cultura açoriana de Florianópolis, dedica-se a cultivar e ensinar essa técnica delicada que transforma fios em peças únicas e cheias de história. Por meio de suas oficinas, compartilha sua paixão pela renda, celebrando a tradição, a cultura e a conexão com a herança das rendeiras.

 
 
bottom of page