top of page
  • pautasconectandosc
  • 28 de ago.
  • 2 min de leitura
Em “Fotografia – O Lápis da Natureza”, 10 fotógrafos apresentam olhares diversos sobre identidade, cor e cultura popular, inspirados na obra do mestre da fotografia brasileira; exposição, com entrada gratuita, abre dia 30 de agosto na Galeria do Espaço Cultural Câmera Criativa
Em “Fotografia – O Lápis da Natureza”, 10 fotógrafos apresentam olhares diversos sobre identidade, cor e cultura popular, inspirados na obra do mestre da fotografia brasileira; exposição, com entrada gratuita, abre dia 30 de agosto na Galeria do Espaço Cultural Câmera Criativa

Em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, a Galeria do Espaço Cultural Câmera Criativa inaugura no sábado, 30 de agosto, às 17h, a IV edição da mostra coletiva “Fotografia – O Lápis da Natureza”. A exposição gratuita reúne 22 obras de 10 fotógrafos contemporâneos e presta tributo ao legado de Walter Firmo, ícone da fotografia brasileira, cuja obra é marcada pela valorização da cultura afro-brasileira, uso expressivo da cor e compromisso com a memória e a identidade do povo negro.



Nascido no Rio de Janeiro em 1937, Firmo é considerado um dos nomes mais importantes da fotografia nacional. Sua linguagem visual marcante eterniza o cotidiano, a força da ancestralidade e a dignidade do povo negro brasileiro, influenciando gerações de artistas da imagem.



Inspirados por essa trajetória, fotógrafas e fotógrafos de diferentes origens, estilos e territórios foram convidados a enviar imagens que dialogam com os temas centrais da obra de Firmo: identidade, cultura popular, resistência, cor, memória e humanidade. As obras selecionadas compõem um mosaico plural de olhares contemporâneos que reverberam os caminhos abertos pelo mestre.



“Firmo nos ensinou que a fotografia pode ser um ato de resistência, de afeto e de celebração da vida. Esta mostra é uma reverência à sua potência e uma convocação para que novos olhares continuem a transformar o mundo através da imagem”, afirma Luíla Vômero, curadora da exposição ao lado do fotógrafo Radilson Carlos Gomes.



Para Radilson, mais do que uma exposição, “Fotografia – O Lápis da Natureza” é um ato de reverência a um artista que expandiu os limites da fotografia no Brasil e uma celebração coletiva do poder da imagem como instrumento de expressão, representação e transformação social.



Fotógrafos participantes


Adriana Cardoso, Bruna Grybogi, Guto Monteiro, Mara Freire, Mara Lucia Bedin, Maria Tereza Anater, Maurício Maumau, Norma Fernandes, Roberto Alvarenga e Taiya Ariel Locher.



A mostra poderá ser visitada na Galeria do Espaço Cultural Câmera Criativa, que fica na Rua Anita Garibaldi, 120, no Centro de Florianópolis, de segunda a quinta-feira, das 10h às 19h e de sexta e sábado, das 10h às 13h, até o dia 27 de setembro. A entrada é gratuita.



Serviço: Exposição “Fotografia – O Lápis da Natureza” – Edição 2025

Abertura: 30 de agosto, sábado, às 17h


Visitação: até 27 de setembro de 2025 – de segunda a quinta-feira, das 10h às 19h e sexta e sábado, das 10h às 13h


Local: Galeria do Espaço Cultural Câmera Criativa (Rua Anita Garibaldi, 120, Centro – Florianópolis/SC)

Entrada gratuita


 
 
bottom of page