top of page
  • pautasconectandosc
  • 31 de out.
  • 2 min de leitura
ree

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), apoiado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), reafirmando seu compromisso social e educativo, estabeleceu uma parceria com projeto de extensão do curso de Psicologia da Faculdade Estácio de Florianópolis, voltado ao tema do anticapacitismo e às relações com as pessoas com nanismo. Como resultado dessa iniciativa, foi produzido, em conjunto com a Associação Nanismo Brasil (Annabra), o documentário de média-metragem “Quebrando o Silêncio - menos preconceito, mais vida”,que foi exibido na sexta-feira, dia 24 de outubro de 2025, na Sala Multimídia do MIS/SC, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC).


Em alusão ao Dia Nacional do Nanismo, celebrado em 25 de outubro (sábado), o evento do dia 24, contou também com a entrega oficial do documentário à vice-presidente da Annabra, para que a instituição possa utilizá-lo como ferramenta de inclusão e conscientização sobre o tema. O projeto teve como principal objetivo dar visibilidade às dificuldades de inclusão social enfrentadas por pessoas com nanismo. Para a realização do documentário, foram coletados depoimentos de pessoas com nanismo e de seus familiares, que compartilharam percepções sobre a inclusão social — e a falta dela —, além de suas aspirações por uma convivência mais equitativa e respeitosa.


A produção utilizou equipamentos audiovisuais amadores, priorizando a humanização dos depoimentos e a sensibilidade das falas, em vez da qualidade técnica, reforçando o caráter autêntico e emocional da narrativa.


Sobre o MIS/SC


O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina é um espaço vinculado à Fundação Catarinense de Cultura, dedicado à preservação, difusão e valorização da produção de imagem, som e audiovisual catarinense. Por meio de ações educativas, culturais e sociais, o MIS/SC promove, também, o diálogo, a inclusão e a reflexão sobre a diversidade humana através da arte.

 
 
bottom of page