- pautasconectandosc
- 28 de ago.
- 2 min de leitura

O setor cultural catarinense foi destaque no Parlamento estadual na noite desta quarta-feira (27), com o encerramento da 3ª edição do Fórum dos Pontos de Cultura de Santa Catarina, iniciativa do Pontão Catarina, em parceria com o Ministério da Cultura, com o apoio da Alesc.
O evento debateu a Política Nacional Cultura Viva, apresentou os resultados do Pontão Catarina e formalizou a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura (CEPdC). O Pontão Catarina é um movimento cultural que busca articular a Rede Cultura Viva do Estado.
Fortalecimento da rede e gestão compartilhada
Além disso, o fórum buscou consolidar a rede de Pontos de Cultura no estado, objetivando promover a gestão compartilhada do setor. A solenidade reuniu a classe cultural artística catarinense, representantes do Ministério da Cultura.
Projeto Cultura Viva na Alesc
Luciane Carminatti destacou o Projeto de Lei 325/2023, que instituiu o Programa Cultura Viva na Alesc. “A iniciativa foi elaborada em conjunto com os deputados Marquito e Padre Pedro e o objetivo é dar estrutura para as atividades dos Pontos de Cultura desenvolvidas pelas comunidades aqui em Santa Catarina”, pontuou.
Mais de 90 Pontos de Cultura em SC
Hoje o Estado apresenta mais de 90 Pontos de Cultura em todas as regiões. Para entender, Pontos de Cultura são iniciativas da sociedade civil, como grupos culturais, coletivos e ONGs, que atuam em comunidades promovendo o acesso e a produção cultural.
Importância da cultura para a sociedade
O deputado Marquito destacou a importância da cultura para a sociedade. “O movimento cultural está renascendo e avançando. O setor cultural sempre resistiu, sempre lutou e buscou sua essência. Como integrante da Comissão de Educação, observo a luta deste segmento”, observou.
Saiba mais sobre a Política Nacional de Cultura Viva
A Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) foi implementada no Brasil por meio da Lei nº 13.018/2014, com o objetivo de fortalecer as culturas populares e tradicionais, a partir de parcerias entre governos (federal, estadual e municipal) e sociedade civil.
%2016_02_56_714b05a1.jpg)


