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  • 11 de set.
  • 2 min de leitura
Orientações foram feitas em treinamento exclusivo para lojistas promovido pelo Pátio Shopping
Orientações foram feitas em treinamento exclusivo para lojistas promovido pelo Pátio Shopping

Novos sinais de consumo, eficiência operacional com inteligência artificial (IA) e vendas com conexão emocional. Essas foram as três principais estratégias destacadas pelo especialista em Varejo Fabiano Zortéa, para quem, se observadas e aplicadas, diferenciam as lojas que mais vendem. Em treinamento realizado pelo Pátio Shopping, ele detalhou o tema “Tendências e Boas Práticas do Varejo”, nesta quarta-feira, 10 de setembro, para cerca de 190 lojistas e colaboradores.


Ao iniciar o treinamento, a gerente geral do Pátio Shopping, Tatiana Kerkhoff, lembrou que o foco do lojista sempre é vender, mas nesse processo é preciso ir muito além de oferecer o produto para o cliente. Nesse sentido, ressaltou a intenção do palestrante proporcionar “ótimas percepções, pois o mercado está cada vez mais concorrido e as vezes é preciso ganhar o cliente no detalhe que faça a diferença”.


Fabiano Zortéa destacou que na visão do consumidor o varejista está deixando de fazer a essência e fica a desejar na questão mais importante, que é o atendimento, “o ato de servir alguém”. Citou que, às vezes, essa distração pela tecnologia, pelo novo, paralisa para fazer a essência. Exemplificou que o futuro do varejo é fazer o novo, que é tendência e o varejo raiz, que é essência: “Misturar o velho com o novo para melhor atender o cliente, resolvendo suas necessidades, atendendo com qualidade, rapidez e empatia”.



Eficiência com IA e conexão emocional


Outro ponto destacado é que 80% dos varejistas irão utilizar inteligência artificial até 2026. O palestrante indicou para não se ter a pretensão de saber de tudo sobre IA, mas ter foco no que isso pode ajudar a ser mais produtivo. Apresentou, ainda, três estratégias da vice-presidente da NVIDIA, Azita Martin, para implementar IA nas empresas: usar ferramentas pra valer; se aproximar de pessoas especialistas; e implementar algo novo todos os dias.

Fabiano indicou que a loja física no Brasil ainda representa 85% do total das vendas e nos Estados Unidos 80%. Enfatizou que a venda com conexão emocional é o principal tópico para ter uma boa loja física. Lembrou, também, que 95% das decisões de compra são feitas a partir de emoções. Assim, detalhou que “o varejo precisa se tornar cada vez mais humano, e quando se tornar mais humano chegará na sua melhor fase”.


 
 
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