- pautasconectandosc
- 11 de set.
- 2 min de leitura

Novos sinais de consumo, eficiência operacional com inteligência artificial (IA) e vendas com conexão emocional. Essas foram as três principais estratégias destacadas pelo especialista em Varejo Fabiano Zortéa, para quem, se observadas e aplicadas, diferenciam as lojas que mais vendem. Em treinamento realizado pelo Pátio Shopping, ele detalhou o tema “Tendências e Boas Práticas do Varejo”, nesta quarta-feira, 10 de setembro, para cerca de 190 lojistas e colaboradores.
Ao iniciar o treinamento, a gerente geral do Pátio Shopping, Tatiana Kerkhoff, lembrou que o foco do lojista sempre é vender, mas nesse processo é preciso ir muito além de oferecer o produto para o cliente. Nesse sentido, ressaltou a intenção do palestrante proporcionar “ótimas percepções, pois o mercado está cada vez mais concorrido e as vezes é preciso ganhar o cliente no detalhe que faça a diferença”.
Fabiano Zortéa destacou que na visão do consumidor o varejista está deixando de fazer a essência e fica a desejar na questão mais importante, que é o atendimento, “o ato de servir alguém”. Citou que, às vezes, essa distração pela tecnologia, pelo novo, paralisa para fazer a essência. Exemplificou que o futuro do varejo é fazer o novo, que é tendência e o varejo raiz, que é essência: “Misturar o velho com o novo para melhor atender o cliente, resolvendo suas necessidades, atendendo com qualidade, rapidez e empatia”.
Eficiência com IA e conexão emocional
Outro ponto destacado é que 80% dos varejistas irão utilizar inteligência artificial até 2026. O palestrante indicou para não se ter a pretensão de saber de tudo sobre IA, mas ter foco no que isso pode ajudar a ser mais produtivo. Apresentou, ainda, três estratégias da vice-presidente da NVIDIA, Azita Martin, para implementar IA nas empresas: usar ferramentas pra valer; se aproximar de pessoas especialistas; e implementar algo novo todos os dias.
Fabiano indicou que a loja física no Brasil ainda representa 85% do total das vendas e nos Estados Unidos 80%. Enfatizou que a venda com conexão emocional é o principal tópico para ter uma boa loja física. Lembrou, também, que 95% das decisões de compra são feitas a partir de emoções. Assim, detalhou que “o varejo precisa se tornar cada vez mais humano, e quando se tornar mais humano chegará na sua melhor fase”.
%2016_02_56_714b05a1.jpg)


