top of page
  • pautasconectandosc
  • 12 de out.
  • 2 min de leitura
Evento promovido pelo ONU-Habitat reunirá especialistas para debater o papel dos dados e da sociedade civil na construção de cidades mais justas e sustentáveis
Evento promovido pelo ONU-Habitat reunirá especialistas para debater o papel dos dados e da sociedade civil na construção de cidades mais justas e sustentáveis

Ilustração colorida mostra uma cidade sustentável com pessoas caminhando, pedalando e interagindo em áreas verdes. Há edifícios, ônibus, energia eólica, feira, casas e lago central. No topo, texto diz: “Enfrentando desafios urbanos — Caminhos para cidades mais justas e sustentáveis”. No canto inferior direito, logotipo “Circuito Urbano dois mil e vinte e cinco”.


No dia 20/10, às 11h, a Associação FloripAmanhã participa do Circuito Urbano 2025, iniciativa do ONU-Habitat, com o painel “Cidades que monitoram: veracidade e o poder de indicadores cidadãos”. O evento integra a programação do Outubro Urbano, movimento global que estimula o debate sobre os desafios e soluções para o futuro das cidades.


O painel contará com a mediação do professor Hans Michael Van Bellen (UFSC) e a participação de Ivo Sostizzo, representante da FloripAmanhã, e Cibele Assmann, da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A transmissão será ao vivo pelo canal do YouTube do Circuito Urbano.


“É uma oportunidade de dar publicidade do engajamento da FloripAmanhã em parceria com a UFSC e o Observatório Social de Florianópolis no trabalho de monitoramento cidadão do desenvolvimento de Florianópolis através do RAPI (Relatório Anual de Progresso dos Indicadores), que vem tornando visível em números objetivos e em cores através da semaforização em verde, amarelo e vermelho o poder dos indicadores cidadãos na construção cidadã de Florianópolis”, comenta Sostizzo.


Indicadores e participação cidadã: monitorar é transformar

A proposta do painel é refletir sobre como dados confiáveis, colaborativos e acessíveis à população podem fortalecer políticas públicas e ampliar a transparência da gestão urbana. A experiência de Florianópolis, com o Relatório Anual de Progresso dos Indicadores (RAPI) — produzido pela FloripAmanhã, UFSC e Observatório Social de Florianópolis — será apresentada como exemplo de monitoramento técnico e cidadão que inspira boas práticas em todo o país.


O RAPI avalia mais de 190 indicadores de sustentabilidade e vem contribuindo, desde 2017, para embasar decisões estratégicas e estimular a participação social na construção de uma cidade mais justa e sustentável.


O Circuito Urbano é uma iniciativa que conta com o apoio institucional do ONU-Habitat e do Ministério das Cidades e integra eventos organizados em todo o Brasil ao longo de outubro. Em 2025, o tema central é “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”.


Ao participar desta edição, a FloripAmanhã reforça seu compromisso histórico com o planejamento urbano participativo, a transparência de dados públicos e a promoção do desenvolvimento sustentável em Florianópolis e região.


 
 
bottom of page