top of page
  • pautasconectandosc
  • 13 de jul.
  • 2 min de leitura
Inscrições para participar do projeto promovido pela Cia Clandestinos abrem no dia 14 de julho
Inscrições para participar do projeto promovido pela Cia Clandestinos abrem no dia 14 de julho

Pessoas interessadas por teatro, ou entusiastas, que ainda não têm experiência em atuação, podem se inscrever para participar do projeto “Improvise-se: Desenvolvimento Pessoal Através do Teatro”, promovido pela Cia Clandestinos, em Florianópolis. As inscrições gratuitas abrem no dia 14 de julho e poderão ser feitas no formulário disponível na bio do perfil @clandestinoscia.



Segundo Pati Pimenta, responsável pela direção de produção do projeto, a proposta da oficina, que é inédita na cidade, busca utilizar as práticas da improvisação teatral para estimular o desenvolvimento de habilidades fundamentais como comunicação, escuta ativa, criatividade, resiliência e trabalho em equipe.



“Se, assim como nós, você é apaixonado pelo improviso, explore a transformação que o teatro pode proporcionar. Se deseja se comunicar melhor, se expressar com mais liberdade e aprender de forma leve e divertida em grupo, essa é a oportunidade”, destaca Pati.



As inscrições podem ser feitas de 14 de julho até o dia 18 de agosto de 2025, pelo formulário disponibilizado na bio do @clandestinoscia. No mesmo perfil, em 25 de agosto, serão divulgados os nomes dos selecionados.



Quatro encontros


Serão quatro encontros de improvisação teatral conduzidos pelos professores da Cia Clandestinos: Tiago Franckini (Cabelo), Gabi Roumeliotis, Luccas Oliva e Eduardo Beziaco (Tatu), artistas com ampla experiência em criação colaborativa e pesquisa cênica.



As aulas, com coordenação pedagógica de Natanael Vieira, acontecerão aos sábados, nos dias 6 e 20 de setembro, 4 e 18 de outubro, sempre das 10h às 13h, na Marquee Productions, localizada no Saco dos Limões, em Florianópolis.



Os encontros contarão com intérprete de Libras e serão voltados ao desenvolvimento de habilidades como comunicação, escuta ativa, criatividade, resiliência e trabalho em equipe, por meio das práticas do teatro de improviso. “Em cada dia será promovida uma dinâmica interativa, estimulando a criatividade e a colaboração em grupo”, compartilha Pati.



Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.



Sobre a Cia Clandestinos


Criada em 2018 na cidade de Florianópolis, a companhia teatral Cia Clandestinos surgiu de um núcleo de estudos que se reunia semanalmente para aprofundar o conhecimento na linguagem do improviso, com foco em dramaturgia de formato longo (long-form).



Em 2020, lançou o experimento online “Edifício Cosmopolitan”, realizado em parceria com a Cia Risas y Rebeldía, e, desde o retorno às apresentações presenciais, levou aos palcos os espetáculos “O Banco”, “Sem Papéis” e “Suspeitos”. Em 2024, suas atividades impactaram cerca de mil pessoas nas cidades de Florianópolis e Curitiba.



As ações da companhia, formada por artistas engajados na pesquisa e criação artística voltada ao Teatro de Improvisação, têm como alicerce a investigação prática e teórica da linguagem do improviso, buscando uma poética própria que valorize o processo criativo fundamentado na pesquisa contínua e no aprofundamento da dramaturgia improvisada.



Ficha Técnica


Direção de Produção: Patri Pimenta


Produção Executiva e Coordenação Geral: Luanda Wilk


Assistente de Produção: Bruna Ferracioli


Designer Gráfico: Lara Lodi


Assessoria de imprensa: Juliano Zanotelli


Produtora de Acessibilidade: Thuanny Galdino


Fotógrafo: Erick Boell


Social Media: Carol Belloc


Professores: Tiago Franckini (Cabelo), Gabi Roumeliotis, Luccas Oliva e Eduardo Beziaco (Tatu)


Coordenação pedagógica: Natanael Vieira


Espaço para oficinas: Marquee Productions


 
 
bottom of page