top of page
  • pautasconectandosc
  • 9 de out.
  • 3 min de leitura
ree

Espelho que reflete em benefício da saúde da população

Os eventos esportivos que envolvem corridas de rua, maratonas, percursos em trilhas ou pistas movimentam milhares de pessoas, geram renda para organizadores e setores associados ao turismo, mas são especialmente incentivadores dos cuidados das pessoas com a saúde. Essa visão justifica o apoio do deputado Fernando Krelling (MDB) à iniciativa da Federação Catarinense de Atletismo (FCA) em promover o Run Con - Encontro de Líderes do Circuito Running, evento que a Assembleia Legislativa sediou nesta quarta-feira (8).


“Quando apoiamos corridas, de modo geral, estamos trabalhando a longo prazo para reduzir gastos do SUS com a saúde da população. Hoje temos cerca de 40% de pessoas sedentárias, e quando organizamos eventos esportivos como as corridas, além do benefício aos participantes, estamos trabalhando com exemplos para a população, eventos que refletem no cidadão, para que as pessoas mudem seus hábitos e também pense em se movimentar, cada qual em favor da sua saúde”, diz o deputado Fernando Krelling.


SC tem mais de 400 corridas de janeiro a outubro

O Plenarinho Paulo Stuart Wright ficou lotado, com grande participação de promotores de eventos em Santa Catarina. A FCA elaborou este ano um compilado da legislação que envolve a organização de corridas de rua e similares. A presidente da entidade, Daiana Gamboa, explica que a Norma 1, apresentada aos participantes, pretende facilitar o trabalho de todos os envolvidos no setor, especialmente para exigências voltadas à segurança dos participantes.


“Santa Catarina conta com ao menos 200 organizadores de eventos relacionados com corridas, e a Federação quer apoiar a organização do segmento. Somente de janeiro a outubro, foram realizadas, ou estão confirmadas mais de 400 corridas, que têm de 600 a 20 mil participantes”, diz Daiana, que pretende desenvolver a profissionalização de empresas em sua gestão, recém iniciada na FCA.


Apoio nacional à iniciativa da FCA

A RunCon tem como objetivo reunir gestores, organizadores de corridas, autoridades públicas e lideranças do setor esportivo em um espaço de diálogo, aprendizado e construção coletiva. O evento serve de ponto de encontro para líderes e profissionais do running, que terão a oportunidade de trocar experiências, alinhar práticas e definir caminhos para o crescimento sustentável do esporte no Estado. O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta, e o diretor executivo da entidade, Cláudio Castilho, vieram prestigiar o evento.


A Norma 01 da FCA trata sobre diretrizes para o reconhecimento e homologação de corridas de rua e ultramaratonas no Estado, regulamentando aspectos como percurso, categorias, segurança e controle de dopagem. Para que um evento seja oficial e tenha credibilidade, ele deve possuir o Selo Permit FCA, emitido com base nesta norma e que valida o evento, assegurando segurança e legalidade para atletas e organizadores.


Incentivo à organização sem burocracias

A proposta visa assegurar boas práticas de organização de eventos esportivos, com foco na qualidade e na experiência dos atletas, bem como critérios indispensáveis para garantir a integridade dos atletas e do público. O evento também ampliou o debate sobre inovação voltada à sustentabilidade na realização de corridas em vias públicas, trilhas e montanhas. A ideia é fortalecer o calendário esportivo estadual, unindo municípios, entidades e organizadores, em prol do atletismo catarinense.


O crescimento do network e de parcerias estratégicas entre agentes do segmento permite a proximidade entre gestores esportivos e equipes de segurança pública e trânsito, prefeituras e órgãos municipais, lideranças e autoridades, organizadores de corridas, assessorias esportivas e demais agentes do ecossistema do circuito estadual de running. O deputado Fernando Krelling diz que essa aproximação é fundamental. “O setor público precisa se integrar, e entender que deve se tornar parceiro e facilitador, sem burocracias para a realização desses eventos.”

 
 
bottom of page