- há 2 horas
- 3 min de leitura

Em Santa Catarina a ioga é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da lei estadual 17.706/2019, proposta por Padre Pedro. “A lei catarinense conferiu segurança jurídica, estabilidade institucional e transformou as PICS em uma verdadeira política de estado, fortalecendo sua implementação e ampliação em benefícios da população”, disse o deputado durante a sessão, que presidiu.
Ioga está incluída nas PICS
“A ioga ocupa um lugar muito especial dentro das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Ela nos ensina que o cuidado não se limita ao tratamento da doença, mas envolve a promoção do bem-estar, da prevenção, da escuta, da respiração, do movimento consciente e da conexão entre corpo, mente e espírito. A ioga trabalha a pessoa na sua integralidade. É uma prática altamente positiva porque nos ajuda na concentração, na orientação, na compreensão, e isso é extremamente importante”, disse Padre Pedro.
O embaixador da Índia Dinesh Bhatia agradeceu a homenagem e falou sobre a prática. “Ioga é uma prática milenar. Em todo o mundo se faz ioga para o bem-estar e para melhorar a saúde. É importante que possamos compartilhar esse conhecimento da Índia com nossos parceiros, como o Brasil”, disse. Ele falou ainda sobre as ações realizadas este mês em celebração ao Dia Internacional da Ioga, comemorado em 21 de junho. “Hoje estamos fazendo ioga na Assembleia para difundir essa prática e esse conhecimento para o bem-estar das pessoas de Santa Catarina.”
Antes da sessão especial da Alesc foram realizadas várias atividades alusivas ao Dia Internacional da Ioga, que incluíram debates sobre saúde, bem-estar e autoconhecimento por meio da ioga. A iniciativa, também proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera, reuniu praticantes, pesquisadores, profissionais e interessados na cultura indiana. O evento foi promovido pela Embaixada da Índia no Brasil, Centro Cultural Swami Vivekananda, gabinete do deputado Padre Pedro e Conselho Nacional de Autorregulamentação de Ayurveda (Conayur), com apoio de entidades parceiras.
Homenageados
· Embaixada da Índia no Brasil, representada pelo embaixador Dinesh Bhatia – pelo fortalecimento das relações entre Índia e Brasil e apoio às comunidades e profissionais do yoga e do ayurveda;
· Dinesh Bhatia, embaixador da Índia no Brasil;
· Siuzete Vandresen Baumann, prefeita de Santa Rosa de Lima – pelo fortalecimento das práticas integrativas e complementares em saúde;
· Anupam Kishore, diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda – pela divulgação do yoga, do ayurveda e da cultura indiana;
· Pastoral da Saúde da Regional Sul 4 da CNBB, representada por Helena Mozena Bertoldi – pela difusão das práticas integrativas e complementares em saúde;
· Noeli de Oliveira Toledo, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur) – pelo fortalecimento e difusão do ayurveda no Brasil;
· Andrea Porto Ferreira, coordenadora do Grupo de Trabalho do Yoga no Fórum das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – pela promoção e fortalecimento do yoga;
· Maria Santana Alves, diretora do Espaço Criativo de Tubarão – pela promoção e fortalecimento do yoga;
· Alésio dos Passos Santos – pelo cultivo de plantas medicinais;
· Álvaro Otávio Ribeiro da Silva;
· Amalha Iatarola Furtado;
· Anand Nirgun;
· Camila Reitz;
· Christiane Ceron;
· Ciliane Bedin;
· Marcos Rosso Alves;
· Sahil Singh;
· Tassiana Gemelli;
· Vanessa Santetti.
Foto: Bruno Collaço/Agência Alesc
%2016_02_56_714b05a1.jpg)


