- pautasconectandosc
- 24 de set.
- 2 min de leitura

A educação ambiental precisa vir desde cedo. Através de projetos específicos, as crianças aprendem a ser adultos conscientes e a cuidar do meio ambiente com maior afinco. Um exemplo desse tipo de ação é o projeto “Guardiões da Natureza”, voltado para o público infantil e que utiliza atividades lúdicas nas escolas municipais para despertar o senso de responsabilidade ambiental.
De iniciativa da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, o programa abrange escolas de municípios do Oeste Catarinense. Com didática acessível e direcionado ao público de oito a 10 anos, os alunos aprendem sobre a importância da separação de resíduos e outros cuidados individuais em favor de cidades mais limpas e sustentáveis. Para essa orientação, um dos instrumentos utilizados é um vídeo conduzido pela palhaça Tuts e narrado pelo professor Reciclécio.
Além de estimular hábitos sustentáveis no dia a dia das crianças e suas famílias, o projeto complementa as ações das escolas municipais mediante conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao final da didática em cada escola e que é desenvolvida em turmas quinzenais, as crianças recebem o certificado simbólico de “Guardião da Natureza”.
COMO ESTÁ NOS MUNICÍPIOS
A iniciativa é realizada em parceria com prefeituras da região Oeste do Estado, através de ação das gerências das unidades da Ambiental em Chapecó, Joaçaba, Maravilha e Xanxerê, que buscam o engajamento das Secretarias Municipais de Educação. Até o momento, o programa está confirmado para os municípios de Chapecó, Joaçaba, Anchieta, Cunha Porã, Guaraciaba, Pinhalzinho, São Lourenço do Oeste, São Miguel Oeste, Saudades e Xanxerê.
Outros municípios da região Oeste de Santa Catarina interessados no projeto devem manter contato com as filiais da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento: em Maravilha, pelo telefone (49)3664-0187; em Xanxerê, (049)3430-0130; em Chapecó, (049)3323-4569; e em Joaçaba, (049)3522-4899.
%2016_02_56_714b05a1.jpg)


