top of page
  • pautasconectandosc
  • 17 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

A dedicação e o compromisso de quem faz da saúde uma missão de vida foram celebrados em uma noite de emoção e reconhecimento na Câmara Municipal de Chapecó. A Sessão Solene de entrega da Comenda Dr. Arno Hepp, realizada no dia 04 de novembro, reuniu profissionais da área, familiares, autoridades e representantes de diferentes instituições no Plenário Rivadávia Scheffer. Instituída pela Resolução nº 02/2022, a Comenda leva o nome do médico Dr. Arno Hepp, cuja trajetória marcou a história da saúde chapecoense com ética, empatia e excelência. A homenagem é concedida anualmente pelo Poder Legislativo a profissionais que se destacam por serviços relevantes, contribuindo para o desenvolvimento e a qualidade de vida no município. Dra. Nádia De Marco Sandrin, fisioterapeuta foi homenageada pela sua trajetória de dedicação e pioneirismo por meio de sua profissão.


Para o vereador Cleiton Cesar, proponete da homenagem, “história nós construímos e a Dra. Nádia construiu uma das mais belas histórias da saúde em Chapecó. Lembro-me como se fosse hoje há mais de 30 anos Dra. Nádia foi minha fisioterapeuta, quando eu jogava voleibol. Ela não fez bem só para o Cleiton, ela fez o bem para muitas pessoas e tirou as dores de outras tantas. Que ela continue fazendo isso por muitos anos. Merecimento é a palavra de ordem”, relata Cleiton.


A homenageada agradeceu o vereador proponente da sua homenagem e aos demais parlamentares pela valorização dos profissionais da saúde. “Agradeço ao meu marido Flávio Sandrin que sempre esteve ao meu lado, a cidade que me acolheu, onde consegui trabalhar e obter esse sucesso na minha carreira”, afirma Nádia.


**Uma história de aperfeiçoamento e trabalho **


Nádia de Marco Sandrin possui 38 anos de atuação na área de fisioterapia em Chapecó. Iniciou sua trajetória profissional pela formação acadêmica na Universidade Tuiuti, em Curitiba - PR, graduando-se em 1987. Em 1988 iniciou seu aperfeiçoamento através de “Fellowship” em Fisioterapia Ortopédica em Lyon, França; Reeducação Ortopédica de joelho e ombro em Hauteville também na França. Na sequência realizou estágio em Coluna na equipe de Dr. Roy Camille, no Hospital Pitie-Salpetriere, em Paris. Em 1989, seguiu para os Estados Unidos para aperfeiçoamento em Fisioterapia no Hospital de Birmingham, Alabama, na equipe de James Andrews, referência mundial no tratamento de doenças do Joelho e fundador da ASMI, Instituto Americano de Medicina Esportiva, da qual obtém certificação.


Ao regressa à sua terra natal em 1989, recebeu convite para liderar a Clínica de Fisioterapia do Hospital Regional do Oeste, serviço do qual esteve à frente por 30 anos. Nesse período realizou treinamento no método Pilates, recebendo a certificação internacional pela Physical Mind em 2006. Realizou pós graduação em Reabilitação do Assoalho Pélvico no ano de 2016, área na qual segue aperfeiçoamento técnico desde então. Em paralelo à sua atuação no serviço público, está à frente de sua clínica particular Homônima, desde 2007, onde, juntamente com sua equipe, ofertam atendimento nas diversas áreas de atuação da fisioterapia.


Uma trajetória pautada pelo trabalho, dedicação e amor à profissão. Pelas mãos de Nádia passaram inúmeros pacientes ao longo de quase quatro décadas de trabalho, os quais tiveram excelente resultados e aumento na qualidade de vida.

Além da carreira profissional bem sucedida, a vida pessoal Nádia é realizada. Casada com Flávio Sandrin, médico endocrinologista, o casal têm duas filhas; Mãe de Flávia De Marco Sandrin, Médica Ortopedista casada com André Franzoi, médico Neurologista e mãe de Najila De Marco Sandrin, residente de Ginecologia e Obstetrícia na capital paulista, Hospital Ipiranga gestão Albert Eisten.


Créditos: Elizandro Giacomini

 
 
bottom of page