- pautasconectandosc
- há 2 dias
- 4 min de leitura

Chapecó recebeu um passo significativo na valorização e no fortalecimento das empresas familiares com a primeira edição do DNA – Dinastia, Negócios e Amanhã, evento promovido pelo Núcleo de Sucessão da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC).
O evento ocorreu na última semana, na IXC Soft, e reuniu mais de 200 empresários, gestores, sucessores, sucedidos, profissionais parceiros e lideranças do setor produtivo para discutir, de forma aberta e responsável, a importância de planejar a sucessão empresarial como um processo contínuo, estratégico e essencial à longevidade dos negócios. Com estrutura completa, open bar e open food, enfatizaram a ideia de proporcionar um espaço confortável para conexões e diálogos entre as diferentes gerações presentes.
O encontro foi organizado em dois painéis temáticos — Painel Sucessor e Painel Sucedidos — conduzidos pela mediação da advogada Stefani Daltoé, especialista em sucessão empresarial. Os painéis reuniram palestrantes que compartilharam vivências práticas, estudos de caso e reflexões reais sobre governança, profissionalização, posicionamento do sucessor, alinhamento familiar e a importância do planejamento estruturado da sucessão.
A coordenadora do Núcleo de Sucessão e diretora do Grupo Sperandio, Beatriz Sperandio, conduziu o primeiro pronunciamento da noite. Em seu discurso, destacou a urgência de tratar a sucessão como um tema presente e não como um problema futuro. Segundo ela, o evento foi criado para despertar conversas necessárias, provocar decisões e mostrar que Chapecó pode e deve ser referência em profissionalização e continuidade das empresas familiares. “O DNA nasceu dentro do Núcleo de Sucessão para transformar a sucessão em um tema assumido, planejado e conversado dentro das famílias empresárias. Cuidar da sucessão é, na prática, cuidar da continuidade dos negócios”, afirmou.
Beatriz também lembrou que todas as empresas têm quatro possíveis destinos, sucessão, profissionalização, venda ou encerramento. “Tirando quebrar, todas as outras são escolhas, e toda escolha exige preparação”, destacou. A coordenadora explicou ainda que o Núcleo foi criado para oferecer suporte prático a sucessores e sucedidos, para evitar que enfrentem desafios em silêncio ou se comparem a casos idealizados apresentados em palestras.
PAINEL SUCESSOR
No Painel Sucessor, participaram do evento a CEO do Grupo Olsen S.A., de Palhoça (SC), Elisa Olsen e a Diretora Comercial do Grupo Oliveira, Poliana de Oliveira. O formato permitiu conversas francas, relatos pessoais e trocas entre painelistas e público com o intuito de mostrar que sucessão planejada se constrói com diálogo, preparação e responsabilidade.
Os convidados compartilharam suas vivências como representantes da nova geração de lideranças em empresas familiares e destacaram os desafios e aprendizados envolvidos no processo de assumir funções estratégicas dentro dos negócios. Eles abordaram temas como a importância de compreender o legado construído, a necessidade de qualificação constante, a busca por equilíbrio entre inovação e tradição, além da construção de relações saudáveis com os sucedidos para garantir uma transição segura e colaborativa. O painel evidenciou como os sucessores, com novas perspectivas e energia empreendedora, têm papel fundamental na continuidade e no fortalecimento das organizações familiares.
PAINEL SUCEDIDOS
No Painel Sucedidos, os participantes puderam acompanhar relatos de trajetórias consolidadas que ajudam a compreender a profundidade e a responsabilidade da sucessão nas empresas familiares. O sócio da Dimensão, com atuação em artefatos de cimento, engenharia, construções e incorporações, Clóvis Afonso Spohr, compartilhou a vivência de administrar negócios que hoje reúnem cerca de 380 colaboradores diretos e indiretos. O conselheiro do Grupo Sperandio e liderança reconhecida no associativismo empresarial catarinense, Valdir Luiz Sperandio, abordou a importância do alinhamento entre família, gestão e governança para a continuidade dos negócios.
O diretor da Arcus Embalagens, Cidnei Barozzi, também nome de destaque no setor gráfico, trouxe ao debate a visão de quem atua há quase quatro décadas na construção de uma empresa sólida, além de sua experiência como ex-presidente da ACIC e representante da Abigraf em nível estadual e nacional. Juntos, os três sucedidos apresentaram perspectivas que destacaram como legado, experiência e visão estratégica sustentam o futuro das organizações familiares.
NÚCLEO DE SUCESSÃO
O trabalho do Núcleo está estruturado em três frentes principais, capacitações, que incluem treinamentos sobre profissionalização, governança, instrumentos jurídicos, posicionamento do sucessor, entre outros, também o Hub de Experiências, criado para promover um ambiente seguro de troca e apoio mútuo, e a condução responsável das conversas familiares, especialmente aquelas que tratam de papéis, responsabilidades, critérios de entrada na empresa e preparação de lideranças. Para Beatriz, diálogos transparentes são fundamentais. “Conversas mudam o jogo, principalmente as difíceis. E devem acontecer em tempos de paz, não no meio de conflitos”, finalizou.
Representando a coordenação do evento, Matheus Rebellato frisou a essência que norteou a criação do DNA – Dinastia, Negócios e Amanhã. “O objetivo do evento é desmistificar e provocar a discussão do tema sucessão empresarial familiar, já que os tempos mudam e as visões também. No passado, ficam as Dinastias criadas por quem um dia teve a coragem de empreender, no presente, os Negócios que misturam gerações, e o Amanhã, que deve ser próspero para as que estão por vir. E, dentro disso tudo, o DNA familiar, que rege o papel das empresas”, disse.
Ao completar um ano, o Núcleo de Sucessão da ACIC conta com 41 nucleados, entre sucessores e sucedidos comprometidos em não adiar mais esse tema. Beatriz agradeceu aos coordenadores que compartilham a liderança do projeto, Leonardo Someni, Vinícius Baroszi e João Signor, e celebrou o fortalecimento do grupo. Para ela, o DNA marca o início de uma nova etapa em Chapecó que impulsionará empresas familiares a chegarem mais preparadas, estruturadas e unidas à próxima geração.
PATROCINADORES E APOIADORES
O evento teve o patrocínio da IXC Soft, IOD Empresas, Sicoob MaxiCrédito e Somma Investimentos da Certa Seguros, Unochapecó, Arcus Embalagens, Competitiva, Facilita Administradora, IEL/Academia de Negócios da FIESC, Zucchi Consultoria, Mogano, VS Locações, Café Di Benedetto, We Love Drinks e Scolari Marketing Digital.
A primeira edição do DNA – Dinastia, Negócios e Amanhã consolida um novo espaço permanente de diálogo e preparação para a continuidade das empresas familiares em Chapecó.
%2016_02_56_714b05a1.jpg)


