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  • 6 de out.
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Verificar a experiência de gestão de um autódromo e manter contato com pilotos e organizadores. Foi com esses objetivos que dirigentes do Automóvel Clube Chapecó estiveram neste final de semana no autódromo Velocitta, localizado em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.


O complexo é um dos quatro autódromos asfaltados no estado de São Paulo, juntamente Interlagos, Piracicaba e Brotas, e sediou nos últimos sábado e domingo, 4 e 5 de outubro, a oitava etapa da Stock Car Pro Series. Estiveram em Mogi Guaçu o presidente do Automóvel Clube, Valdir Moratelli, o coordenador da comissão de obras do autódromo, Luiz Denardin, e o engenheiro responsável pelo controle e fiscalização das obras do autódromo, Rafael Garçoa, juntamente com o associado e vice-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Eduardo Moratelli. Entre os pilotos com quem conversaram, estão César Ramos, Gabriel Casagrande e Lucas Kohl, que já visitaram as obras do autódromo em Chapecó.


Os dirigentes do clube conheceram como é feita a gestão do autódromo, localizado dentro da Fazenda Velocitta, que tem área de 1.452 hectares. Complexo particular, o autódromo tem como responsável pela administração e manutenção a Spinelli Racing, que também organiza eventos automobilísticos. Além do traçado principal, Velocitta possui museu de automobilismo e pistas para off-road e rally.


PONTOS EM ANÁLISE


Com o diretor de provas da CBA, Renan Casetta, a equipe do Automóvel Clube conheceu internamente o circuito. Foram detalhados pontos como defensas metálicas, zebras, drenagem, barreiras de pneus e o entorno da pista. Outra verificação foi no medical center, onde a direção repassou detalhes quanto à forma de operação do espaço. Esse tema também analisado com o coordenador médico da Stock Car e membro da comissão médica desportiva nacional da CBA, Leandro Schimmelpfeng.


Com o responsável pela equipe de resgate e sinalização, Alexis Van Den Bosch, foi tratado a respeito da otimização de pontos de resgate, no projeto de Chapecó, para maior agilidade no atendimento de acidentes e retirada do pessoal com segurança e sem maior interferência na corrida. Ainda quanto à segurança, em especial sobre o posicionamento das defensas metálicas (guard rails), ocorreu reunião com o presidente da Comissão Nacional de Circuitos da CBA, Luis Ernesto Morales.


Ainda no Velocitta, os dirigentes mantiveram encontro com o presidente da Vicar, Lincoln Oliveira, que responde pela organização da Stock Car Pro Series, Stock Light, Turismo Nacional, Fórmula 4 Brasil e TRC Brasil. Pai do piloto de Fórmula 1, Gabriel Bortoletto, Lincoln esteve em Chapecó em 10 de abril do ano passado, quando ocorreu lançamento e oficialização de apoio do governo do Estado, e é um dos maiores incentivadores, no automobilismo nacional, para a concretização da pista de Chapecó.


NASCAR BRASIL


Além da visita ao Velocitta, o autódromo de Chapecó também foi apresentado na última terça-feira, 30 de setembro, em São Paulo, no lançamento de novidades da Nascar Brasil para 2026. Para tanto, estiveram na capital paulista o presidente do Automóvel Clube e o prefeito João Rodrigues, juntamente com o secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Mauricio Lise da Rocha, o vice-presidente da CBA, Eduardo Moratelli, e o coordenador Efapi 2025, Felipe Balzan.


Além de apresentarem os principais detalhes do autódromo de Chapecó, mantiveram encontro com Carlos Col, responsável pela organização no Brasil da Nascar, maior categoria do automobilismo de carros de turismo do mundo.

 
 
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