- pautasconectandosc
- 25 de ago.
- 2 min de leitura

Sessão celebra Dia do Corretor de Imóveis com homenagens e dados do setor
Na manhã da quinta-feira (21) a sessão ordinária na Alesc foi interrompida para apresentação de dados e homenagens aos corretores de imóveis de Santa Catarina. O ato remete ao dia do profissional que é comemorado no dia 27 de agosto. O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de SC (Creci), Marcelo Brognoli apresentou dados do setor no estado. O momento de destaque foi de iniciativa do deputado Marcius Machado (PL).
Santa Catarina se destaca no mercado imobiliário nacional
De acordo com o presidente do Creci, Santa Catarina é o segundo maior mercado imobiliário do país. “Desde 2021, tivemos um aumento de 94% nos lançamentos imobiliários. No primeiro trimestre de 2025, respondemos por 73.5% dos lançamentos no sul do país. E quatro das cinco cidades mais valorizadas do Brasil estão em nosso estado. Números que confirmam a relevância do setor”, pontua.
Segundo o IBGE, SC foi o estado que mais recebeu imigrantes nos últimos anos, quase 500 mil novos moradores e é o segundo estado com maior crescimento populacional. “Portanto, onde há necessidade de moradia, há o mercado imobiliário, a construção civil e naturalmente o corretor de imóveis”, enfatiza Brognol.
Campanha publicitária chama atenção para o exercício ilegal da profissão
O Creci-SC lançou a campanha institucional do Mês do Corretor de Imóveis “O mercado imobiliário que mais cresce no Brasil exige excelência profissional: corretor de imóveis!”.
A campanha tem como foco dois pilares essenciais: a criminalização do exercício ilegal da profissão, por meio da aprovação do PL 3614/2015 e o incentivo à qualificação contínua dos profissionais, com destaque para a nova pós-graduação em Gestão, Inovação e Desenvolvimento de Negócios Imobiliários e mais de 13 cursos gratuitos na modalidade EAD.
Desde 2022, mais de 5 mil autuações foram feitas contra clandestinos, muitos deles reincidentes. Pesquisas apontam que mais de 60% da população das pessoas compram imóveis apenas uma vez na vida. “Colocar esse sonho na mão de clandestinos é um risco”, enaltece Borgnoli.
Com a preocupação com os números de atuações clandestinas e a segurança do consumidor, o Conselho Regional firmou parceria com o Ministério Público e o Procon para a realização de ações conjuntas.
%2016_02_56_714b05a1.jpg)


