top of page

Capacitação aos professores apresenta ferramentas para incentivar crianças a lerem


Como fazer nascer a paixão e manter o hábito da leitura? Uma capacitação aos professores promovida pela mediadora de leitura da BiblioBike, Camila Miotto, pretende apresentar estratégias e ferramentas que aproximem leitores dos livros. 


A palestra "Mediação de Leitura: Uma Ferramenta para Aproximar Leitores dos Livros" destaca o poder transformador da mediação no estímulo à prática da leitura, mostrando como a aproximação dos leitores com os livros pode impactar positivamente suas vidas. O objetivo é inspirar educadores a abraçarem essa abordagem enriquecedora, construindo uma escola mais leitora e criativa.


De acordo com Camila, serão repassadas provocações, caminhos e ferramentas para que as crianças se encantem com os livros e, assim, despertem nos alunos o desejo de ler, contar e escutar histórias. “O foco é a formação de leitores, por isso, serão explorados os benefícios da mediação como uma abordagem eficaz para despertar o interesse e a paixão pela leitura em todas as idades”, explica. 


Entre os tópicos abordados estão os interesses e as dinâmicas interativas que estimulam a participação dos leitores. Camila lembra também que são destaques em sua palestra a importância da participação dos pais para mediação de leitura em casa, as vantagens em optar por leitura compartilhada e até mesmo como criar um ambiente acolhedor para a prática.


Capacitação


Com duração de aproximadamente 3h cada, serão realizadas duas palestras aos professores que atuam na rede municipal de ensino de Chapecó, com foco para as séries iniciais. Os encontros serão realizados nos dias 24 e 31 de outubro.


No dia 31, será oferecida tradução simultânea de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Este encontro é aberto ao público e está com inscrições abertas pelo link https://forms.gle/YtFTgSbwP66FTBuM8. Podem participar, inclusive, pessoas com deficiência auditiva, já que a palestra contará com este recurso de acessibilidade.


O projeto foi contemplado no Edital de chamamento público nº 008/2023 - Lei Paulo Gustavo – Multilinguagens, promovido pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Chapecó.

bottom of page