top of page
  • pautasconectandosc
  • 2 de out.
  • 3 min de leitura
ree

Cinema e debate fazem parte da programação que traz a participação especial do comunicador popular e professor Jones Manoel


O Cine Retrata, cineclube com recorte curatorial em filmes baseados em fatos reais e dedicado à reflexão crítica através do cinema, promove uma edição especial no próximo domingo (05/10) com a exibição do documentário brasileiro O Dia que Durou 21 Anos, dirigido por Camilo Galli Tavares. Após a exibição, o debate conta com a participação do comunicador popular, professor e autor Jones Manoel, uma das vozes mais ativas e insurgentes da nova geração da política brasileira. O debate também contará com a presença do curador e coordenador da Ocupação Carlos Marighella/SC, Filipe Bezerra.


Conhecido por sua atuação como intelectual marxista, Jones Manoel ganhou visibilidade nacional ao abordar temas complexos políticos de forma acessível e engajada, seja através de seus livros, Pátria Socialista ou Morte: Marxismo latino‑americano e caribenho (2023), Raça, Classe e Revolução: A Luta pelo Poder Popular nos Estados Unidos (2020), A negação do Brasil negro: Imperialismo, dependência e questão racial na obra de Guerreiro Ramos (2024), dentre outros, como também no seu canal no youtube, participações em podcasts e debates nas redes sociais.


O intelectual nascido em Recife/PE é também conhecido por ser uma referência na luta antirracista no Brasil, articulando o combate ao racismo com a crítica às estruturas do capitalismo e ao imperialismo. Ao longo dos últimos anos, ele se consolidou como um dos principais divulgadores do debate político no país, com forte presença entre a juventude e nas redes digitais.


Filipe Bezerra, engenheiro agrônomo e coordenador da Ocupação Carlos Marighella, contribui com sua experiência direta na organização popular e nas práticas de resistência urbana e rural. Juntos, trazem perspectivas complementares e urgentes para o debate.


O evento acontece no Bugio Trindade, em Florianópolis (Servidão Cristiano Vanderlei Faria, 25 – Trindade), com abertura da casa às 16h. Os ingressos gratuitos que já foram esgotados pela plataforma Sympla serão válidos até 17h10; após esse horário, a entrada do público será por ordem de chegada, inclusive para quem já garantiu seu ingresso online.




Documentário O dia que durou 21 anos


A edição especial terá a exibição do documentário O dia que durou 21 anos, dirigido por Camilo Galli Tavares e lançado em 2012. A produção audiovisual tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, que se estende até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. O principal destaque deste documentário é o grande acervo documental apresentado além do enfoque à participação ativa dos EUA durante todo o complexo processo político que levou à deposição de João Goulart.


Cine Retrata


O projeto, que tem produção da Pátria Grande Produções, busca criar um espaço de diálogo vivo e engajado, por meio da exibição de filmes e documentários que abordam questões sociais, culturais, ambientais e econômicas que muitas vezes passam à margem do debate público. O projeto também promove debates com especialistas e ativistas, aprofundando a compreensão dos temas abordados e fortalecendo uma cultura de escuta, crítica e construção coletiva de conhecimento.


A proposta é realizada com recursos da Fundação Catarinense de Cultura, por meio do edital 50/2024 - Circuito Catarinense de Cultura - Política Nacional Aldir Blanc - PNAB 2024.


SERVIÇO:


Cine Retrata - Edição Especial com Jones Manoel


Local: Bugio Trindade – Servidão Cristiano Vanderlei Faria, 25, Trindade, Florianópolis – SC

Abertura: 16h

Entrada gratuita (ingressos válidos retirados pelo Sympla até 17h10, depois a entrada será por ordem de chegada)

Evento e realização: @cineretrata

Apoio: @bugiotrindade

Produção: @patriagrandeproducoes




Crédito e fonte:

Ediane Oliveira

Jornalista

 
 
bottom of page