top of page
  • pautasconectandosc
  • 17 de set.
  • 2 min de leitura
Delegação da FME recebeu ônibus adaptado para o transporte dos paratletas
Delegação da FME recebeu ônibus adaptado para o transporte dos paratletas

Os atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú partiram em busca de grandes resultados na 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que teve início nesta terça-feira (16) e segue até o dia 21 de setembro, em Lages. Esta é a primeira vez que a delegação da FME recebe ônibus adaptado para o transporte.


Ao todo, 120 atletas de Balneário Camboriú participam da competição, nas modalidades de tênis de mesa, atletismo, bocha paralímpica, handebol, futsal e judô. No último fim de semana, foi realizada de forma antecipada as disputas na natação, na cidade de Blumenau, onde a FME garantiu 8 medalhas, sendo dois ouros, três pratas e três bronzes.


Nesta terça-feira (16), está sendo realizada a classificação funcional dos atletas, etapa que antecede o início oficial das disputas. Às 19h de quarta-feira (17), acontece a cerimônia de abertura do Parajasc, com apresentações artísticas e culturais, acessíveis para todos os públicos.


Paratletas de BC receberam transporte adaptado


Antes do início da competição, algo que marcou os atletas do paradesporto de Balneário Camboriú foi o ônibus adaptado alugado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Municipal de Esportes. O aluguel do veículo é viabilizado por meio de pregão e passou a valer em março deste ano.


Susana Cristina da Silva, que compete no atletismo, comenta que foi a primeira vez que teve a experiência de ir para uma competição com ônibus da equipe adaptado. “Quando cheguei na pista de atletismo de Balneário Camboriú e vi o ônibus com a poltrona no nível da minha cadeira de rodas me esperando, fiquei muito surpresa e feliz, parecia um sonho. Geralmente eu teria que sentar no chão ou pedir ajuda de outras pessoas para entrar no ônibus. Atletas em cadeiras de rodas costumam sofrer bastante quando viajam para competir, mas hoje foi incrível”, disse.


Com o veículo adaptado, Susana conseguiu acessar seu lugar rapidamente no ônibus, sem sujar as roupas e sem risco de queda. “Acho que é o sonho de todo atleta com deficiência que precisa de ajuda para locomoção poder contar com um veículo com acessibilidade. Isso diminui o estresse e nos deixa mais tranquilos para competir, sem risco de se machucar. Nos sentimos valorizados como pessoa”, destacou.


O diretor-presidente da FME, Diogo Catafesta, ressalta que o município está comprometido em garantir o bem-estar dos atletas do paradesporto e, desde o início do ano, buscou atender essa demanda.


“A gente fez a licitação e a partir de agora eles terão essa necessidade atendida. Ficamos muito felizes em poder ajudar nessa conquista, que foi uma solicitação da prefeita Juliana Pavan para que atendesse essa demanda, e agora a gente vê os relatos dos atletas que trazem muitos resultados para Balneário Camboriú, de estarem contentes e tendo o que eles merecem. Isso é apenas o início, ainda vamos trazer muitas melhorias”, destacou.


No primeiro dia oficial das competições, os atletas da FME disputam nas modalidades de tênis de mesa, bocha paralímpica e futsal.


 
 
bottom of page