- pautasconectandosc
- 12 de out.
- 2 min de leitura

A atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú, Brenda Thalita de Lima, de 24 anos, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025, que iniciou no último domingo (5) e segue até o dia 18 de outubro, em Natal, no Rio Grande do Norte. A atleta de taekwondo, que integra a delegação de Santa Catarina, alcançou o feito na quinta-feira (9), na categoria poomsae.
Esta foi a terceira participação de Thalita, que novamente saiu medalhista, mas desta vez, com a medalha inédita de ouro. “Foi uma batalha um pouco árdua, não é fácil, ainda mais na vida de atleta e universitária. Eu quero agradecer à Fundação Municipal de Esportes por todo o suporte que vem me dado em todas as competições, pelo local de treino, ao meu técnico, meu mestre, o Felipe Cunha, que é funcionário efetivo da Prefeitura e que me ajudou e me auxiliou nesses cinco anos”.
Conforme a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), o JUBs reúne mais de 7 mil atletas universitários de 312 instituições de ensino do país. Thalita, que estuda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já havia batido na trave, na categoria kyorugui , mas neste ano, conseguiu garantir o topo do pódio no poomsae.
“Não sei nem como me expressar. Estou muito feliz, mas também muito focada porque eu estou em preparação também para o Campeonato Brasileiro, que vai ser no sábado da semana que vem”, disse.
O treinador de taekwondo da FME, Felipe Cunha, ressaltou que a conquista da atleta reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido desde meados de 2019. “A partir do trabalho que a gente fez com ela, a gente conseguiu desenvolver uma metodologia que vem aplicando juntamente às categorias de base. Hoje, isso já vem resultando. Nós tivemos um terceiro lugar por equipe nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina deste ano, na categoria masculino, com base também neste trabalho, no auxílio, porque a própria atleta já auxilia nos treinamentos e na preparação dos atletas das categorias de base”, disse.
Atleta integra a seleção brasileira como reserva
Há dois anos, Brenda integra a seleção brasileira de taekwondo como atleta reserva. Em 2024, ela foi titular na categoria de trio de poomsae e participou do campeonato mundial, realizado em Hong Kong, na China. Durante sete dias, a atleta, juntamente com o treinador Felipe, ficaram em um camping de treinamento organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo, na Coreia, onde adquiriram mais conhecimentos.
Brenda também foi campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) por dois anos, e mais de dois anos ela não perde uma competição na categoria poomsae no estado. Em nível nacional, ela também acumula algumas conquistas em campeonatos brasileiros.
%2016_02_56_714b05a1.jpg)


