top of page
  • pautasconectandosc
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
Programa passa a ofertar uma turma por mês após boa adesão da comunidade
Programa passa a ofertar uma turma por mês após boa adesão da comunidade

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, via Diretoria de Proteção e Combate aos Maus-Tratos Animais (DEPA), finalizou neste sábado (31) as aulas da turma piloto do Adestra Pet, programa de adestramento canino gratuito. As atividades ocorreram em uma quadra fechada localizada na Avenida do Estado, ao lado do Viaduto Dona Zenir Rebelo Meirinho (Viaduto da Quarta Avenida).


O projeto é destinado a pessoas de baixa renda vinculadas ao Cadastro Único (CadÚnico) e tem como objetivo melhorar o comportamento dos animais, por meio do ensino de comandos básicos, técnicas de socialização e manejo adequado, com orientação direta aos tutores.


Devido à boa procura, a expectativa é que o programa passe a contar com uma turma por mês. Cada turma terá quatro vagas, sendo um tutor acompanhado de seu respectivo animal por vaga. As aulas possuem duração de uma hora e são realizadas em dois sábados consecutivos.


O conteúdo é dividido em dois módulos práticos, realizados em finais de semana diferentes. No primeiro encontro, são trabalhados a introdução ao adestramento, os primeiros comandos básicos e a orientação prática aos tutores. Já no segundo módulo, ocorre o reforço dos comandos, além de atividades voltadas à socialização e ao manejo comportamental dos cães.


Para a diretora do DEPA, Patrícia Aparecida Hoffmeister Ferreira, as aulas promovem um vínculo mais forte entre o pet e a família, o que torna o convívio diário mais harmonioso, fácil e seguro. “Elas ajudam no manejo dos animais e trazem mais tranquilidade para as famílias. Em muitos casos, as pessoas nos procuram porque estão com dificuldades de convivência e pensam até em se desfazer do animal, especialmente quando ele cresce e começa a apresentar comportamentos considerados problemáticos. Mas, na maioria das vezes, o que falta é educação. Os animais precisam de limites e também de respeito às suas necessidades. Por isso, temos recebido uma procura muito grande pelas aulas, inclusive de pessoas de fora que querem participar. E o retorno tem sido extremamente positivo: muitos relatam que, já na primeira aula, conseguem perceber mudanças significativas no comportamento e na relação do pet com a família”, ressaltou Patrícia.


Os tutores interessados em participar do programa podem obter mais informações e realizar o contato pelo telefone (47) 9 9907-1383.


 
 
bottom of page