
A 1ª TECHCON - Feira de Tecnologia, Conhecimento e Construção – realizada em Chapecó (SC), junto com o 18º Salão do Imóvel, já é considerada um sucesso. A análise foi feita pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção e Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon) e organizador da feira, Lírio Sanagiotto. Os eventos seguem até dia 1º de dezembro, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi.
Sanagiotto ressalta que era desejo antigo do Sinduscon Oeste promover um evento que englobasse toda a cadeia produtiva da construção civil e não apenas a comercialização dos imóveis. Com esse propósito, a TECHCON reúne expositores de diferentes etapas da obra, abrangendo desde serviços iniciais, como terraplanagem e fundação, até tecnologias de automação e materiais de acabamento.
“A feira reúne o que tem mais moderno em termos tecnológicos e de qualidade para a construção civil. Temos tecnologia desde os projetos, na parte de prevenção, e para auxiliar na construção das obras e na fase do acabamento. Ou seja, todas as novas tecnologias são dinâmicas. Por isso, as construtoras e as incorporadoras precisam que estar sempre atualizadas sobre os novos conhecimentos e a aplicação das novas tecnologias para oferecer aos clientes empreendimentos mais atrativos”, destaca Sanagiotto.
O presidente do Sinduscon menciona a criação de oportunidades para todos os ramos interligados e o objetivo da TECHCON em conectar as construtoras, incorporadoras e empresas fornecedoras em um ambiente de negócios, com expositores que trabalham para fornecimento de matérias-primas e tecnologia nas obras. “O objetivo é proporcionar um ambiente onde profissionais possam conhecer e comparar tecnologias que melhoram a eficiência e a qualidade das obras”, pontua.
Entre as atrações da TECHCON estão palestras com especialistas renomados e workshops sobre inovação e tecnologia, além de painéis para as discussões sobre cidades inteligentes. Já o 18º Salão do Imóvel conta com estandes de incorporadoras e imobiliárias, oferecendo ao público opções variadas de imóveis, desde lançamentos e oportunidades de financiamentos, cobrindo temas como estratégias de vendas e novas tendências do mercado imobiliário.
Realizado pelo Sindicato da Habitação do Oeste de Santa Catarina (Secovi Oeste) e pelo Sinduscon Oeste, com apoio do CRECI-SC, o evento em Chapecó reforça o protagonismo do município nas áreas imobiliária e da construção civil. Conforme dados oficiais, de janeiro de 2021 a junho de 2024, foram aprovados 4 milhões de metros quadrados de construção civil em Chapecó. No mesmo período, 29 loteamentos e 10 condomínios foram aprovados, somando 5.263 lotes. Além disso, há uma forte verticalização com muitos edifícios.