
Na manhã desta quarta-feira (12-03), o Plenário Rivadávia Scheffer, da Câmara Municipal de Chapecó, recebeu a comunidade e foi palco de reunião de trabalho para debater questões relacionadas à segurança pública no município. O encontro foi conduzido pelo vereador André Kovaleski (PL), autor do requerimento nº 35/2025, aprovado pelos parlamentares em sessão ordinária.
A pauta principal girou em torno das constantes ocorrências e reclamações sobre perturbação do sossego, pequenos delitos e outras infrações, com ênfase em casos que envolvem estrangeiros. A iniciativa buscou ouvir autoridades das forças policiais, judiciário, ministério público e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento e prevenção dessas situações.
Estiveram presentes na reunião:
- Juliano Serpa, juiz diretor do Foro da Comarca de Chapecó;
- Simão Baran Júnior, promotor de Justiça da 14ª Promotoria de Justiça de Chapecó;
- Clóvis Ari Leuze, Secretário Municipal de Segurança Pública;
- Fabrício Argenta, delegado-chefe da Polícia Federal em Chapecó;
- Edson Demétrio Piana, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL);
- Ten. Cel. Rafael Antônio da Silva, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó;
- Policiais, Nelson Piva e Irani Silva, representantes da Polícia Civil de Chapecó;
- E Márcio Bueno, presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública.
Durante o encontro, foram destacados os desafios enfrentados pelos órgãos de segurança e debatidas ações integradas para minimizar os impactos dessas ocorrências na rotina da população. Os participantes reforçaram a importância de políticas públicas eficazes, mudanças na legislação nacional e colaboração entre o poder público, forças de segurança e a sociedade civil.
O vereador André Kovaleski ressaltou a importância do diálogo para construção de soluções conjuntas. “Estamos buscando caminhos para garantir mais segurança e tranquilidade aos chapecoenses. O envolvimento de todas as esferas é fundamental para o enfrentamento dessas questões”, afirmou.
Como encaminhamento, Kovaleski propôs moções coletivas na Câmara de Vereadores com base no que foi discutido, buscando alterações legislativas junto ao Congresso Nacional para fortalecer o enfrentamento às infrações e garantir mais segurança à população. “Precisamos mudanças efetivas na legislação. Esta é uma pauta urgente e levaremos nossas demandas para o debate nacional”, concluiu o vereador.
Novas reuniões devem ser agendadas para acompanhar o avanço das propostas e discutir estratégias de implementação.