top of page

A Microsoft (MSFT34) anunciou nesta quinta-feira (26) o que diz ser seu maior investimento no Brasil: um total de R$ 14,7 bilhões, que será aportado ao longo de três anos em tecnologia de infraestrutura em nuvem e inteligência artificial (IA).


O plano da gigante americana também envolve a capacitação de 5 milhões de pessoas em habilidades para trabalhar com IA, no mesmo prazo de três anos, por meio do programa ConectAI.


“Nossos novos investimentos em infraestrutura de nuvem e IA, assim como na capacitação no Brasil, ajudarão a garantir um amplo acesso tanto à tecnologia quanto às habilidades necessárias para que a população e a economia brasileira prosperem nesta Era de IA”, afirmou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante um evento em São Paulo.


A empresa expandirá sua infraestrutura em nuvem e IA com data centers em diferentes locais no estado de São Paulo. A Microsoft já possui dois campus de serviço de nuvem no país: Brasil South, anunciado em 2014 e localizado em São Paulo, e Brasil Southeast, com sede no Rio de Janeiro e lançado em 2020.


De acordo com a big tech, este investimento está alinhado com a visão do governo brasileiro de “melhorar a eficiência do setor público, aumentar a resiliência nacional e incentivar a sustentabilidade”, conforme diz um comunicado.


Um estudo da consultoria FrontierView, encomendado pela própria Microsoft, afirma que, se o Brasil adotar a IA de forma massiva, poderá adicionar 4,2 pontos percentuais ao crescimento do PIB até 2030.


Mesmo uma adoção mínima da tecnologia poderia resultar em um aumento de 1,8 ponto percentual ao PIB no mesmo período.

bottom of page