top of page

Mais de 30 filmes produzidos no Brasil, Palestina e em países da América Latina e Europa serão exibidos entre os dias 4 e 9 de novembro na 3ª edição do FICA



Com o objetivo de democratizar o acesso e exibir gratuitamente filmes de temáticas socioambientais, e ainda promover um amplo debate com foco no desenvolvimento sustentável, Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, recebe entre os dias 4 e 9 de novembro de 2024 a 3ª edição do FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba.



Segundo Cristovam Muniz Thiago, que é o coordenador do festival, durante a programação serão exibidas mais de 30 obras cinematográficas, produzidas no Brasil, Alemanha, Argélia, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Honduras, Palestina, Peru, Portugal e Reino Unido. todas com foco na questão ambiental.



“Um dos destaques desta edição será a exibição do documentário “A Queda do Céu”, dos diretores Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. O filme que estreou no Festival de Cannes e já recebeu diversas premiações, inclusive recentemente no Rio de Janeiro, será exibido pela primeira vez na região Sul do Brasil”, compartilha Cristovam.



No @fica.garopaba é possível acompanhar a programação completa do festival que vai contar com ações gratuitas presenciais e com classificação livre na tenda montada na Praça Central e em espaços culturais e educacionais de Garopaba. Também estão programadas atividades gratuitas nas cidades de Imbituba, Laguna e Florianópolis. Nesta edição, a expectativa dos organizadores do FICA, é que mais de 2.300 pessoas participem das ações do festival.



O Projeto Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba – 3ª edição é realizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Paulo Gustavo/2023.



Filmes catarinenses


A programação da 3ª edição do FICA Garopaba foi dividida em cinco mostras: Mostra Anticolonial - Frantz Fanon, Mostra Contemporânea, Mostra Infantil, Mostra Pindorama e Mostra Vozes Veladas, com filmes Catarinenses.



Na lista dos filmes produzidos em Santa Catarina estão “Eglê”, da diretora Adriane Canan, que conta a trajetória da catarinense de Tubarão, Eglê Malheiros, de 96 anos, que é exemplo da presença feminina na história do cinema catarinense, o documentário “Plantadeira”, que aborda a importância das plantas em seus diversos usos e marca a estreia de Sheide Mara como diretora, e o curta-metragem “A Última Primavera”, dirigido por Michelly Hadassa, promete ser uma das sensações do FICA Garopaba. É que a produção, que conta com parte da equipe e elenco da cidade do Litoral Sul de SC, foi premiada recentemente pelo Júri Popular no 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, em Florianópolis.



Programação em Laguna, Imbituba e Florianópolis


A 3ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba terá exibições gratuitas nas cidades de Imbituba, Laguna e Florianópolis.



Na terça, dia 5 de novembro, haverá exibições gratuitas em Laguna. Na Udesc serão exibidos dois filmes, às 10h, será apresentado o filme “Não Haverá Mais História Sem Nós”, e às 15h30, “Luta da Erva”. Já no horário das 19h, o filme “Sekhdese”, vai ser exibido no Cine Mussi.



Em Imbituba, a programação será na quarta, dia 6. Às 9h e às 14h será realizada a Mostra Infantil e às 19h o filme “Rejeito” será apresentado. As atividades acontecem no Teatro Usina.



Na Capital, as exibições também acontecem no dia 6. A partir das 20h serão exibidos os filmes “Forrageadores” e “Paradiso XXXI, 108”, ambas da Palestina, no Bugio do Centro. Após será realizado um debate com a participação de Rafiqa Salam e Jones Manoel.

bottom of page