- pautasconectandosc
- há 6 dias
- 2 min de leitura

O Mundo SENAI 2025, evento gratuito apresentou ao público os laboratórios, tecnologias e cursos do SENAI/SC em todo o estado. Em Chapecó, a iniciativa ocorreu na quinta-feira (5) e na sexta-feira (6) e reuniu mais de 3.000 alunos que participaram das atividades promovidas para despertar o interesse de jovens por carreiras técnicas e científicas da indústria. No Oeste foram mais de 5.000 mil estudantes.
As visitas foram conduzidas por professores e também por alunos das instituições. A iniciativa busca promover a troca de conhecimento entre o Serviço Nacional da Indústria e as escolas da região, aproximar os alunos das possibilidades oferecidas pelos cursos do SENAI e do SESI.
O gerente executivo do SENAI, SESI e IEL na regional Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti. “Nosso compromisso é despertar nos jovens o interesse pelas profissões, pela tecnologia e pela inovação, áreas fundamentais para o futuro da indústria. Durante o evento, apresentamos projetos desenvolvidos nos cursos técnicos, de aprendizagem industrial, qualificação profissional e também no ensino superior. O Instituto de Alimentos e Bebidas participa com pesquisas aplicadas, desenvolvimento de novos produtos e experiências práticas. É, de fato, um universo de oportunidades", salientou.
Durante o evento, os visitantes puderam conhecer a estrutura das instituições, interagir com projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes e esclarecer dúvidas sobre diferentes áreas de atuação.
De acordo com o gerente de operações regional Oeste e Extremo Oeste, Ivanor Roberto Finato, os alunos do SENAI são protagonistas durante o evento. “Os visitantes conhecem e assistem aos nossos próprios alunos apresentando os projetos, na prática nossa metodologia, que une o fazer, o conhecer e o ser. Assim, eles têm a chance de se desenvolver e descobrir novas possibilidades profissionais”, explicou.
O gerente frisou ainda que há uma grande demanda da indústria por profissionais qualificados. “O nosso propósito é formar jovens preparados. Já fazemos isso há muito tempo. É dessa forma que os atraímos, para que possam concluir seus estudos e conquistar seu espaço no mercado, fazer a diferença no mercado de trabalho e provocar mudanças na sociedade.”