
A diretora do Núcelo de Atenção aos Pequenos Animais (NAPA), da Prefeitura de Chapecó, Lianda DallOrsoletta, foi uma das palestrantes do Seminário de Direito Animal: Poder Público e Sociedade Civil Organizada na Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais, realizado nesta sexta-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
O evento foi organizado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de Santa Catarina, para membros do Ministério Público e também da sociedade em geral. O objetivo foi compartilhar informações técnicas e jurídicas e contribuir para a definição das estratégias comuns de atuação, visando a união de esforços e a maior eficácia nas ações e nas de medidas de proteção e defesa da fauna.
Liandra participou do painel Apresentação de Experiências na defesa e proteção da fauna, com a explanação da "Política pública que contempla programa de controle de natalidade e saúde animal do NAPA Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais da Prefeitura de Chapecó". Ela destacou que a Prefeitura de Chapecó já realizou cerca de seis mil cirurgias de castração e microchipagem desde a criação do NAPA, em 2021, o que evitou o nascimento de mais de 500 mil animais de rua.
Em três anos e meio mais de 3.400 animais foram atendidos e vacinados pelo NAPA. Além disso foram entregues cerca de 17 toneladas e meia de ração e casinhas para a proteção dos animais. O Napa também faz o atendimento de maus-tratos e campanhas de adoção de animais.
De acordo com Liandra, em breve Chapecó terá o Centro Integrado de Cuidado com Animais de Rua, ampliando serviços.