Abertura da mostra “Universos Paralelos” será na quarta, 6 de novembro, na Galeria Lama; entrada é gratuita e visitantes vão participar do sorteio de uma tela exclusiva dos artistas
Amigos de longa data, os artistas Lapa e Mousse, abrem na quarta-feira, dia 6 de novembro, a exposição “Universos Paralelos” na Galeria Lama, em Florianópolis. Com entrada gratuita, a abertura será a partir das 19h.
Segundo a empresária Chris Ribeiro, responsável pela curadoria e produção executiva da mostra, além de lançar uma nova coleção de obras de arte, a exposição busca celebrar a amizade e parceria dos artistas plásticos. A produtora do Ateliê Chris Ribeiro destaca ainda que nesta exposição, Lapa e Mousse encontram novos caminhos para estabelecer diálogos com o subconsciente de cada um através da arte coexistindo em Universos paralelos.
“Fazendo o uso de técnicas mistas, que envolvem tinta acrílica, giz pastel oleoso, e intervenções oriundas da arte urbana, os artistas elaboram peças únicas que expressam momentos de agitação e placidez emocional, que são capazes de conversar intimamente com o subconsciente de cada expectador, deslocando-o do seu lugar de conforto ou acolhendo o, de acordo com suas interpretações pessoais de cada obra”, compartilha a curadora.
Uma tela em branco
Além das sete telas de cada artista, a mostra “Universos Paralelos” vai apresentar uma tela em branco no início da exposição. Essa 15ª tela receberá, ao longo da visitação da mostra, intervenções dos dois artistas e o trabalho final será conhecido na finissage, no dia 30 de novembro.
“Na festa final da exposição, os artistas vão terminar juntos essa tela e ela será sorteada na mesma noite. E para participar do sorteio da obra é bem fácil, toda pessoa que passar pela Galeria e assinar o livro de presença durante o período da exposição vai concorrer”, explica Chris.
Rodas de Conversa
Durante o período de exposição serão realizadas três rodas de conversa. A primeira acontece no sábado, dia 9 de novembro. A especialista em arteterapia Jaque Leal vai falar sobre “Arte como terapia: expressão, criatividade e saúde mental”. Já no sábado, dia 16, Lino Gabriel, editor da Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH) e idealizador da marcha trans de Florianópolis e região traz o tema “[TRANS]cendendo masculinidades convencionais: Novas perspectivas da pluralidade da construção da masculinidade na sociedade contemporânea”.
Completa o ciclo das rodas de conversa, participação da doutoranda em Filosofia pela UFSC Felini de Souza no sábado, dia 23. O tema do encontro será “Razão e emoção: Construções artísticas em face dos saberes filosóficos”. Todas as Rodas de Conversa acontecem a partir das 16h no Café da Galeria, que fica junto da Galeria Lama, e a entrada é gratuita.
David Vieira, que é proprietário da Galeria, ressalta a importância de receber exposições no espaço.
"Abrimos a Galeria em 2021, e o primeiro artista a expor trabalhos aqui foi o Mousse, e agora ele retorna apresentando trabalhos inéditos ao lado do Lapa. Desde que iniciamos as atividades, já recebemos exposições de artistas catarinenses e de outros estados, sempre com o objetivo de valorizar e dar mais visibilidade para as artes, nas suas mais diversas linguagens", destaca.
Sobre os artistas
Lapa – tatuador e artista plástico há 12 anos, Andrei Berbert, conhecido como “Lapa”, é natural de Florianópolis/SC. O trabalho do artista é fortemente influenciado pela tatuagem tradicional e pela arte abstrata. Lapa explora diferentes materiais, técnicas e texturas, transitando entre a pele e o canvas, trazendo uma abordagem única e criativa para suas criações.
Mousse – natural de Florianópolis/SC, onde vive e desenvolve a maior parte dos seus trabalhos, Leonardo Schneider, também conhecido como “Mousse”, foi inspirado inicialmente pela poesia e em seguida por alguns movimentos de contracultura. O artista explora através da sua obra, de maneira livre, intensa e subjetiva, assuntos do cotidiano misturados a sua paleta cromática, sempre com muitas texturas e figuras expressivas, buscando dialogar profundamente com o espectador.
Serviço: Abertura da exposição “Universos Paralelos”, dos artistas Lapa e Mousse
Data: 6 de novembro de 2024, quarta-feira, às 19h
Local: Galeria Lama (Rua João Pinto, 198 ou Rua Antônio (Nico) Luz, 159, Centro, Florianópolis/SC)
Visitação até 30 de novembro, de quarta a sexta, das 18h às 00h, sábado das 12h às 00h e domingo das 12h às 18h
Entrada gratuita
Crédito divulgação